Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CLARA MEDEIROS SILVA

DISCENTE : MARIA CLARA MEDEIROS SILVA
DATA : 13/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/vwn-grgs-vwz

SALA DE AULA INVERTIDA PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: O USO DO SITE INTERACTIVO ELE

Ensino de ELE; Sala de aula invertida; Abordagem Comunicativa; Língua Espanhola; Website Interactivo ELE.

A presente pesquisa tem como objetivo construir uma proposta didático-metodológica de uso do website Interactivo ELE como recurso mediador do conhecimento no ensino-aprendizagem de ELE. Em função disso, tomamos como aporte teórico os estudos de Martinez (2009), Almeida Filho (2015) e Paiva (2014) que discute  o ensino de LE na perspectiva da abordagem comunicativa; Moran, Masetto e Behrens (2013), Bacich e Moran (2018), Camargo e Daros (2018), e Bergmann e Sams (2020) que discute a importância e o uso das tecnologias e das metodologias ativas, em especial, à sala de aula invertida. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa que se fundamenta na pesquisa-ação de abordagem mista quanti-quali, uma vez que se pretende analisar dados coletados em uma turma do 4º ano do curso Técnico Integrado em Química do IFRN - Campus Nova Cruz. Para isso, aplicamos um pré-teste oral, para verificar sob paradigma qualitativo, o conhecimento prévio e o desempenho oral dos participantes. Em seguida, realizamos a intervenção didática e aplicamos o pós-teste oral. Posteriormente, analisamos comparativamente, por meio de uma rubrica avaliativa, os resultados do pré e pós-teste com a finalidade de verificar se houve um desenvolvimento da competência oral dos participantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Ao final, aplicamos um questionário eletrônico, com perguntas abertas e fechadas, com o intuito de investigar e avaliar, sob o paradigma quantitativo e qualitativo,  as impressões dos participantes da pesquisa em relação a nossa intervenção didática e dos fatores individuais quanto à interação, motivação e autonomia do estudante. Desse modo, tendo em vista as potencialidades da metodologia da sala de aula invertida e da abordagem comunicativa, espera-se que haja a promoção de uma autoaprendizagem de forma interativa, contextualizada, comunicativa e motivadora que coloque o aluno como agente principal da aprendizagem.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 972.064.828-72 - SELMA ALAS MARTINS - UFRN