Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA ALVES DANTAS

DISCENTE : MARIANA ALVES DANTAS
DATA : 14/12/2021
LOCAL: Instituto Metrópole Digital - On line

ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL A PARTIR DE CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL

Palavras-chave: Pensamento Computacional; Literatura infantil; Material didático.

A dissertação ora apresentada situa-se no debate acerca da importância de estimular, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas, apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como essenciais aos cidadãos do século XXI. A pesquisa apresenta o Pensamento Computacional (PC) como um meio de estimular essas habilidades, e tem como objetivo principal desenvolver uma estratégia para levá-lo até as mais distintas salas de aula, considerando diferentes contextos sociais, econômicos e culturais, de maneira a democratizar o acesso a este tipo de conhecimento. Para atingir este objetivo, foram elencados objetivos específicos para a pesquisa, sendo eles:  a). Analisar o conhecimento prévio de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a respeito do PC; b) Elaborar e validar atividades sobre PC que possam ser replicadas em diferentes contextos; c) Estruturar, em um único material, conceitos e inspirações de aulas de pensamento computacional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; d) Divulgar em meio online e público o material produzido, para que possa ser visitado de utilizado por diferentes professores. A metodologia utilizada em todo o trabalho baseia-se nos princípios da pesquisa-ação e é orientada pelas etapas apontadas na obra de Gil (2002), sendo realizado, em um primeiro momento, um estudo de obras sobre Pensamento Computacional e novas tecnologias, sequência didática, produção de material didático, literatura infantil e desenvolvimento de competências e habilidades, e, em seguida, feita a produção de um material didático sobre o ensino de PC, tendo como público alvo professores do ensino básico. A partir dos estudos realizados e da proposta elaborada, a pesquisa viabilizou o uso de clássicos da literatura infantil no ensino de pensamento computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, encontrando, como estratégia para disseminação do PC, a publicação de um ebook para professores, contendo relatos de experiências, uma sequência didática baseada em histórias infantis e sugestões de aulas de PC que não necessitam de recursos digitais para serem executadas. Assim sendo, as principais conclusões desta pesquisa direcionam a reflexões sobre a utilização de narrativas infantis para a compreensão dos conceitos do Pensamento Computacional e apontam a publicação de um ebook para professores como uma estratégia para levar essa metodologia ao chão das escolas públicas e privadas do país.

Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES