Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIC EDUARDO DA SILVA ALENCAR

DISCENTE : ERIC EDUARDO DA SILVA ALENCAR
DATA : 20/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/hwt-vhjk-qso

Módulo de Notificações da Authoring Tool for Instructional Design - ATID: uma proposta centrada nos aspectos do engajamento

Moodle. Design instrucional. Notificações. Engajamento de alunos. Dimensões do engajamento.

Com o grande crescimento e popularização da Tecnologia da Informação (TI) novas práticas educacionais surgiram. Entre elas a modalidade de educação a distância (EAD). Para essa modalidade, os chamados ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) surgiram como apoio para o gerenciamento de cursos. Entre eles pode-se destacar a plataforma Moodle, plataforma utilizada para a aplicação e organização de atividades e interações de um curso EAD. Além dessas ferramentas, o planejamento desses cursos e de suas estratégias para o ensino-aprendizagem também têm a sua disposição ferramentas para definição e visualização do design instrucional no formato de sistema computacional, como a Authoring Tool for Instructional Design (ATID). Tal modalidade, apesar de reunir uma série de benefícios, ainda assim apresenta uma série de questões que vêm sendo debatidas. Entre elas o engajamento dos alunos matriculados nesses cursos. O engajamento nessa modalidade de ensino pode ser visto como um fator determinante para melhorar o desempenho geral do aluno. Além disso, o engajamento nessa modalidade pode ser entendido como um construto composto pelas chamadas dimensões do engajamento. Entre elas alguns trabalhos defendem a existência de três dimensões sendo elas cognitiva, social e comportamental. Dentro de AVAs é possível associar cada uma dessas dimensões com atividades e comportamentos realizados pelos alunos. Desta maneira, essa pesquisa é norteada pelo questionamento de se é possível através de um melhor feedback para o aluno por meio de notificações de sistema e geradas a partir da definição do design de um curso, melhorar o seu engajamento e decorrente disso o seu desempenho no curso. Para essa verificação é proposta a criação de um artefato de software no formato de um módulo a ser construído dentro da ferramenta ATID. Tal artefato permitirá o lançamento de notificações de sistema para os alunos matriculados em um curso Moodle integrado à ATID.

Presidente - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES