Banca de DEFESA: DANIELLE OLIVEIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELLE OLIVEIRA DOS SANTOS
DATA : 23/07/2021
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/nhb-vzps-cga 
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE: UMA EXPERIÊNCIA NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias Ativas. EaD on-line. Práticas Pedagógicas Inovadoras.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

O presente trabalho está inserido num contexto de ampliação da modalidade de ensino a distância na sociedade, em particular, no Grupo de Instrução Tática e Especializada, Organização Militar da Força Aérea Brasileira, campo no qual se desenvolveu essa pesquisa. A partir da vivência da pesquisadora enquanto pedagoga nesta instituição, associada às leituras como aluna do Programa de Mestrado Profissional em Inovações em Tecnologias Educacionais, surgiu a problemática de repensar sua prática profissional a partir de um planejamento pedagógico que considerasse práticas pedagógicas baseadas nas metodologias ativas aplicadas a educação a distância on-line. Levantou-se, portanto, a seguinte questão de pesquisa: A lógica de funcionamento das metodologias ativas pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas na modalidade de Educação a Distância? Visando responder tal questão e contribuir com a superação de uma abordagem pedagógica instrucionista, bastante característica do meio militar, delimitou-se como objetivo principal: Analisar como a lógica de funcionamento das metodologias ativas pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa se fundamentou num arcabouço teórico composto por Kenski (2012 e 2013), que apresenta discussões sobre educação e tecnologia, Mattar (2017), Bacich & Moran (2018) e Filatro (2008 e 2018) que apresentam a prática educativa com base em metodologias ativas em diversos contextos, Tori (2017) e Junqueira (2018), que levantam as particularidades do ensino a distância e da produção de conteúdo para esse público. O trabalho se desenvolveu a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, exploratória quanto a seus objetivos e experimental quanto aos procedimentos técnicos.  Foi realizada uma validação por grupos de controle a partir da realização do  Curso de Preparação de Tutores. Os dados coletados compreenderam a percepção dos alunos, com a aplicação de questionários e também da vivência da pesquisadora enquanto tutora do grupo. Como produto obteve-se  um e-book que apresenta o conteúdo do presente trabalho de mestrado de forma resumida e prática. O e-book não esgota o assunto ou mesmo as possibilidades metodológicas, mas serve de norte para uma prática pedagógica mais inovadora e uma aprendizagem mais ativa no contexto da educação a distância on-line.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interna - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interna - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Externo à Instituição - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO - UFAL

Notícia cadastrada em: 14/07/2021 16:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao