Banca de DEFESA: GISLLAYNE CRISTINA DE ARAUJO BRANDAO

DATA : 28/07/2021
LOCAL: meet.google.com/pmn-mbpc-qje

ANÁLISE DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Aprendizagem autorregulada; Avaliação formativa; Educação a Distância.

O contexto deste trabalho busca analisar se a aprendizagem autorregulada pode contribuir para melhorar o desempenho escolar na Educação a Distância, visando uma maior permanência e êxito dos discentes. O objetivo deste trabalho é investigar como o professor pode estimular a aprendizagem autorregulada nos discentes, através de uma abordagem de Avaliação Formativa. Para isso, realizamos uma intervenção no planejamento das atividades avaliativas de um componente curricular de um curso de especialização. Inicialmente, identificamos as estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos, adotadas pelos alunos nas atividades de aprendizagem, analisamos e avaliamos se as estratégias adotadas propiciaram a aprendizagem autorregulada, além disso observamos os componentes das funções executivas utilizados no processo de autorregulação. Com relação à metodologia, a pesquisa é considerada empírica e longitudinal. Quanto ao tipo de método é considerado dedutivo. Com relação ao paradigma, utilizamos métodos qualitativos e quantitativos; e no que diz respeito à finalidade, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e intervencionista. No percurso da pesquisa foi realizado um mapeamento sistemático e uma fase exploratória, utilizando como instrumentos de coleta de dados: questionários e análise das atividades avaliativas. Ao analisar os resultados, pudemos confirmar a premissa de que os alunos podem  melhorar o seu desempenho através da aprendizagem autorregulada. Como produto desta pesquisa foi elaborado um guia prático (e-book) contendo boas práticas de atividades avaliativas que podem ser aplicadas em um contexto de aprendizagem autorregulada e trazer contribuições à área de avaliação do aluno na Educação a Distância.

Presidente - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interna - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES