Banca de DEFESA: PERLA CARNEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PERLA CARNEIRO DA SILVA
DATA : 16/07/2021
HORA: 14:30
LOCAL: meet.google.com/gus-mejz-sij
TÍTULO:

MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADO NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA CURSO DE PÓS-FORMAÇÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.



PALAVRAS-CHAVES:

 

Metodologias de Ensino, Metodologias Ativas, Sequência Didática.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

Essa pesquisa surge da inquietação e necessidade de enriquecer o ato pedagógico,  alinhando novas metodologias de ensino dentro da instrução militar. O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de sequência didática com base em metodologias ativas para a formação dos aspirantes a Aviador da Força Aérea Brasileira. Sobre os aspectos metodológicos, essa pesquisa possui uma abordagem qualitativa, empírica e intervencionista. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizadas capacitações com o corpo docente do Curso de Preparação de Oficiais de Esquadrão Aéreo - CPROE, intervenções pedagógicas na elaboração dos planos de aula e acompanhamento das instruções utilizando as metodologias ativas. Analisamos os resultados dessas aulas, através da análise de conteúdos dos questionários de críticas do curso, o que nos direcionou na elaboração do modelo de sequência didática baseado nas metodologias de ativas: Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Gamificação.  Como resultado foi criado um Guia de sequências didáticas através do modelo ADDIE (do inglês, Analysis, Design, Development, Implementation eEvaluation), contendoferramentas tecnológicas e atividades práticas  que podem ser usadas em diferentes momentos no  planejamento e execução de uma aula. O resultado esperado é contribuir de forma pedagógica na missão de proporcionar aos discentes experiências de aprendizagem que os habilitem a desenvolver as atividades operacionais e administrativas inerentes às funções de oficial aviador da Força Aérea Brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interna - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externo à Instituição - HENRIQUE NOU SCHNEIDER - UFS
Notícia cadastrada em: 21/06/2021 18:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao