Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : DANIEL PEREIRA DOS SANTOS
DATA : 28/06/2021
LOCAL: Videochamada: https://meet.google.com/dmy-iupt-pcc

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS EM CURSO DE IDIOMA PARA USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DO LABORATÓRIO SMARTLAB

Formação de professores. TPACK. Curso de idioma. Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.

A revolução tecnológica tem afetado diretamente a educação, principalmente às novas gerações. Fato este que trouxe novas possibilidades para o ensino-aprendizagem, as quais não estão centradas apenas no espaço físico escolar, nos livros ou no professor, mas no aluno. Por isso, a formação dos docentes deve ser repensada para essa nova realidade, visando ao conhecimento tecnológico, pedagógico e conteudístico, conforme o modelo teórico TPACK/CTCP (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, do inglês “Technological Pedagogical Content Knowledge”). Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo geral promover a formação de professores do curso de idioma para que integrem os recursos digitais do laboratório SmartLab ao ensino de Língua Inglesa. Para esse fim, apresentamos os seguintes objetivos específicos: i) identificar as necessidades formativas dos professores do curso de idioma em Língua Inglesa em integrar os recursos digitais do laboratório SmartLab ao ensino; ii) descrever os recursos digitais do laboratório SmartLab e suas potencialidades para o ensino de Língua Inglesa; iii) desenvolver uma proposta de formação para professores do curso de idiomas em Língua Inglesa, que integre os recursos digitais do laboratório SmartLab; e, iv) avaliar, junto aos professores do curso de idioma em Língua Inglesa, a proposta de formação que integra os recursos digitais do laboratório SmartLab ao ensino. Em termos metodológicos, adota-se uma abordagem qualitativa – exploratória e intervencionista – por meio de uma pesquisa-ação, estruturada em cinco etapas: investigação, planejamento da ação, execução, avaliação e aprendizagem. Com base nos dados obtidos com o questionário e a descrição do Smartlab, bem como pelas discussões teóricas, foi planejado o curso que se pretende aplicar na próxima etapa da pesquisa. Por fim, esperamos que esta pesquisa possa contribuir para a formação continuada dos atuais e futuros professores de língua inglesa, como forma de garantir uma aprendizagem significativa aos alunos contemplados com essas novas práticas.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA