Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA VERÓNICA SEGOVIA GONZÁLEZ

DISCENTE : MARIA VERÓNICA SEGOVIA GONZÁLEZ
DATA : 08/04/2021
LOCAL: Videoconferencia (https://meet.google.com/mdm-gsip-enz)

DESENVOLVIMENTO DE UM KIT ROBÓTICO EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Língua Inglesa. Robótica Educacional. Ensino Aprendizagem

O inglês tem se tornado a língua mais disseminada no mundo, um idioma essencial na atualidade para o mercado de trabalho, para a área de tecnologia, nas relações internacionais, e entre outras, na educação. Devido a isso, a língua inglesa vem sendo incorporada há algumas décadas ao ensino regular no Brasil, embora esse cenário não tenha melhorado muito com relação às habilidades de comunicação dos alunos na língua inglesa. O trabalho toma como ponto de partida as dificuldades que os professores de escolas regulares, no Brasil, enfrentam com relação aos processos de ensino aprendizagem do inglês, entre as quais se destaca a falta de motivação por parte dos alunos para o aprendizado da referida língua. Este problema se deve a que em muitos casos as aulas são monótonas, ou à falta de recursos didáticos que possam permitir a criação de um ambiente propício (lúdico, atrativo e que traz novidade) para o processo de ensino aprendizagem da língua em questão. Tendo em conta os aspectos mencionados, fica em evidência a necessidade de diversificar as atividades nas aulas de inglês, e utilizar-se de novos recursos para motivar aos alunos, assim como, ajustar o material didático a fim de orientar de maneira diferenciada o professor nesse processo. Assim, pode-se pensar na utilização da Robótica Educacional (RE) que têm trazido numerosos progressos para a educação, podendo-se encontrar nela um caminho para melhorar o ambiente em sala de aula, e incentivar o aluno a ter um papel mais ativo nas aulas de inglês. Logo, este projeto apresenta uma proposta de integração da RE como uma ferramenta de auxílio nos processos de ensino aprendizagem da língua inglesa. Pretende-se portanto, desenvolver um kit robótico de baixo custo aliado a sequências didáticas pedagógicas, aplicando princípios da Robótica Educacional para fomentar o desenvolvimento da oralidade e conhecimentos linguísticos de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, bem como avaliar a repercussão que possa trazer a integração dessa tecnologia para o ensino da língua inglesa. A metodologia de desenvolvimento sugerida tem nuances no desenho instrucional, sendo o campo de aplicação escolas regulares da rede pública e/ou privadas de ensino, e o público alvo, professores do sexto ano do Ensino Fundamental. Para as etapas iniciais do projeto, será feita a análise mediante questionários dirigidos aos professores de inglês de ensino regular com o intuito de conhecer melhor as necessidades atuais nessa área, além de uma revisão da literatura para a fundamentação teórica do projeto. Seguidamente se procederá à criação de um modelo robótico de baixo custo junto com um guia didático, com a finalidade de ajudar ao professor de inglês no processo de integração da tecnologia robótica, e por fim será realizada uma avaliação da efetividade da metodologia proposta e a repercussão em termos de aprendizagem dos alunos por meio de questionários e entrevistas aos participantes (professores e alunos)

Presidente - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI