Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTUR DE MEDEIROS QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTUR DE MEDEIROS QUEIROZ
DATA : 14/04/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência Google Meet (link para acesso será disponibilizado no dia da defesa)
TÍTULO:

Podcast como ferramenta pedagógica na educação inclusiva: estudo sobre as síndromes de Berardinelli e de Down


PALAVRAS-CHAVES:

 Podcast acessível. Síndrome de Berardinelli. Síndrome de Down.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Esta pesquisa objetiva construir podcasts acessíveis sobre os aspectos educacionais e sociais da Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down como ferramentas pedagógicas nas escolas públicas. Diante desse cenário, foi construída a questão de pesquisa: quais as possibilidades do podcast como ferramenta pedagógica para a docência na perspectiva da educação inclusiva? Essa questão de pesquisa envolve a discussão da Educação Especial numa perspectiva da Educação Inclusiva e as especificidades da Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down no contexto social e educacional.  As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs podem ser recursos didáticos e pedagógicos e apresenta-se o podcast como ferramenta formativa à docência através das suas diversas finalidades, sobretudo, na educação inclusiva. Quanto a metodologia, a investigação pode ser caracterizada como pesquisa qualitativa. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética. Foram escolhidas três escolas que ofertaram os seguintes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, na cidade de Caicó, Rio Grande do Norte. A pesquisa constituiu-se de várias etapas. A primeira etapa foi a construção dos podcasts e consistiu na organização de 8 episódios que abordaram os aspectos: educacional, social e clínico relacionadas a Síndrome de Down e Síndrome de Berardinelli no formato de entrevistas. Os participantes da etapa de elaboração dos podcasts foram os pesquisadores, professores, mães e pessoas com as síndromes, bem como médicos especialistas. Depois da construção e edição, os podcasts foram inseridos no canal do YouTube PODinclusao. A segunda etapa foi disponibilizar o link do canal e posteriormente enviar o questionário aos professores via Google Formulários para as escolas selecionadas para avaliar o podcast como ferramenta pedagógica e discutir as temáticas sobre Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down. Os dados foram organizados e analisados através dos princípios da Análise de Conteúdo. Quanto a produção dos podcasts, foi utilizado o aplicativo de mensagens WhatsApp como ferramenta para realização e gravação das entrevistas, posteriormente foram organizadas pastas das gravações para a edição dos áudios. A edição foi feita através do Filmora 9 e Canva. Uma das dimensões para a produção do podcast acessível foi o envio do material para uma dupla de profissionais tradutores e intérpretes de Libras. No caminho da acessibilidade, foi construído o blog Podinclusão, nele, consta toda a transcrição textual dos podcasts, além de adotar a Linguagem Simples para tornar os textos para pessoas com necessidades educacionais especiais acessíveis. Os resultados revelam que 52,4% dos professores não conhecem a ferramenta podcast e 81% dos professores não adotou o podcast como ferramenta pedagógica. Os dados apontam para as fragilidades no acesso ao conhecimento sobre a Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down. Revelam-se concepções do podcast como recurso pedagógico em sala de aula, pois 52,4% dos professores apontaram para aspectos da motivação ao assistir os podcasts e consideraram ter contribuído em sua formação docente e socializações de questões relativas a Educação Especial. O estudo conclui que o podcast é uma ferramenta com potencialidade pedagógica e formativa para os professores numa perspectiva da educação inclusiva.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Interna - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Externa à Instituição - THELMA PANERAI ALVES - UFPE
Notícia cadastrada em: 22/03/2021 17:47
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