Banca de DEFESA: MILENA DE FRANÇA MONTEIRO

DISCENTE : MILENA DE FRANÇA MONTEIRO
DATA : 30/03/2021
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/nrc-gsef-hxo)

TOM TOM: JOGO EDUCACIONAL DIGITAL DE SUPORTE À TEORIA DA MENTE PARA CRIANÇAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autismo. Teoria da Mente. Jogos Educacionais Digitais.

O Transtorno de Espectro do Autismo (TEA) apresenta como características comprometimentos de ordem qualitativa, relacionados à interação, comunicação social e padrões comportamentais. Os processos que possibilitam o desenvolvimento social e, por conseguinte, os aspectos mencionados, compreendem a cognição social, a qual tem a função de mediar as relações sociais. Por sua vez, a área da cognição social com maior prejuízo no TEA é denominada Teoria da Mente (ToM), responsável por permitir o entendimento e a predição das suas próprias ações e das ações de terceiros. É através desta metarrepresentação que uma pessoa consegue compreender desejos, emoções, cognições e crenças, assim como permite negociar, enganar, ensinar. Pessoas com TEA revelam falhas na ToM, ao expressarem dificuldade em estabelecer e manter relações sociais, o que interfere de maneira direta em seu processo de aprendizagem e, consequentemente, no engajamento com as atividades escolares, na interação com seus pares e com os professores. Os jogos digitais, por sua vez, têm demonstrado resultados eficazes no âmbito da educação, notadamente para crianças com trajetórias de desenvolvimento qualitativamente diferentes. Por isso, a presente pesquisa tem como objetivo central o desenvolvimento de um jogo digital (ToM ToM) que permita avaliar e estimular o desenvolvimento da ToM em crianças de 6 (seis) a 8 (oito) anos com TEA. A metodologia de elaboração e desenvolvimento do jogo ToM ToM consistiu das seguintes fases: pré-produção (planejamento, elaboração do Game Design Document, baseado em paradigmas clássicos da ToM), produção (prototipagem do jogo) e pós-produção (validação técnica, de conteúdo e pedagógica). O percurso metodológico adotado se caracteriza como quanti-qualitativo, com elementos da pesquisa exploratória e explicativa, haja vista que são levantadas informações acerca do objeto de estudo, para delimitar o campo de atuação e, em seguida, registrar e analisar os dados, a fim de buscar explicações para o que foi observado. Os dados obtidos na etapa de pós-produção, a partir da análise de juízes, revelaram que o jogo foi considerado adequado, sendo recomendado como instrumento para ampliação das aprendizagens. O produto oriundo deste estudo contribui com a oferta de uma ferramenta que possibilita simultaneamente a avaliação e a intervenção, corroborando a aquisição de competências e de novas habilidades no domínio da ToM de estudantes com autismo.

Externa à Instituição - EMMY UEHARA PIRES - UFRRJ
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA