VIDEOAULA INTERATIVA GAMIFICADA
Palavras-Chave: Videoaula Interativa, Gamificação,Ambiente Interativo de Aprendizagem.
As videoaulas já fazem parte da realidade atual na educação. Por vezes são utilizadas como material de apoio ao docente no ensino presencial, por vezes são por si só a aula, acessadas remotamente, sem barreiras de tempo ou lugar, podendo ser assistidas quantas vezes quiser e com suporte a recursos audiovisuais que ajudam na compreensão do conteúdo. Mas ainda apresentam algumas adversidades: são lineares, impessoais, expositivas, por vezes longas, e não permitem validar o entendimento do discente durante a execução. A presente pesquisa visa uma solução através do desenvolvimento da proposta de um formato de videoaula interativa gamificada (VIG), estabelecendo uma trajetória dialógica e estimulante para o discente, através do uso de videoaulas, interatividade e gamificação. A VIG pode ser utilizada como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem, através de uma metodologia ativa, em um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA). Para tal, foi necessário pensar na produção do fluxo de progressão, no roteiro e produção das videoaulas e as atividades, nos elementos de jogos, meios de aplicar e mensurar as avaliações, meios de dar feedbacks construtivos e meios de conduzir o discente ao longo de um caminho adaptativo de aprendizagem. Este formato permite um aprendizado focado na experimentação por parte do discente, dando a este feedbacks de sua evolução e criando um ambiente que estimule sua motivação intrínseca, engajando-o a evoluir no percurso e a resolver problemas.