Banca de DEFESA: LAÍS MICHELLE DE SOUZA ARAÚJO BANDEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAÍS MICHELLE DE SOUZA ARAÚJO BANDEIRA
DATA : 16/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: online (https://meet.google.com/tqx-jawa-vqw)
TÍTULO:

Avaliação de Software Educativo Para a Alfabetização e o Letramento: Um Instrumento Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular


PALAVRAS-CHAVES:

Base Nacional Comum Curricular. Instrumento de Avaliação de software educativo. Alfabetização e letramento.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A educação brasileira enfrenta desafios constantes quanto a efetivação da Alfabetização e Letramento, a sistematização dos documentos oficiais mediante a unificação na Base Nacional Comum Curricular surge como meio para se alcançar melhores resultados. Acrescido a esse fator, cresce a produção científica de Softwares Educativos, tanto em se tratando de jogos, quanto programas de plataformas offline ou online. Porém, a produção destas ferramentas tende a ser sobreposta em número à avaliação de seus usos e aplicações, tudo isto, em virtude da crescente necessidade do contato do aluno com as tecnologias educacionais. Ainda que a Alfabetização e o Letramento se mostrem como uma área de sensibilidade carente de intervenções historicamente significativas na educação brasileira, estudos em Softwares Educativos (SE) para essa categoria ainda são escassos, e em se tratando de avaliação dessas ferramentas o cenário é ainda mais inóspito. Levando-se em consideração tais aspectos, e procurando responder a questão de pesquisa “Um instrumento de avaliação de software pode ser utilizado para tomada de decisão se um SE auxilia no desenvolvimento das habilidades do Eixo Análise Linguística/Semiótica - Alfabetização da Base Nacional Comum Curricular?” este trabalho se propôs a: construir e validar um instrumento de avaliação de softwares educativos para a área da alfabetização e do letramento, tendo como base fundante a BNCC. Tendo como Objetivo Geral: Propor, validar e avaliar um instrumento de avaliação de Software educativo e como Objetivos Específicos: 1) Construção do instrumento; 2) Validação com professores da Educação Básica na rede pública através do uso livre do SE G-Compris; 3) Avaliar sua eficácia mediante resultados da validação. Como principais resultados desse trabalho concluiu-se consistência interna em praticamente todos os OC, subdivisão utilizada em respeito ao formato da BNCC. Observa-se também, a abertura de caminhos para análises futuras devido tanto ao seu recorte teórico apenas OC pertencentes ao Eixo Análise Linguística/Semiótica - Alfabetização, quanto ao uso de mais SEs. Observa-se, ainda, que a BNCC tem uma abordagem moderna e coerente com o SE em questão, auxiliando evidentemente tanto a construção do instrumento, como o posterior uso de seus resultados para os mais diversos planos de aula. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interno - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externa à Instituição - YUSKA AGUIAR - UFPB

Notícia cadastrada em: 01/12/2020 20:07
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