Banca de DEFESA: YNESSA BEATRIZ DANTAS DE FARIAS

DISCENTE : YNESSA BEATRIZ DANTAS DE FARIAS
DATA : 09/12/2020
LOCAL: por videoconferencia (meet.google.com/ddp-bcqn-rkt )

A PLATAFORMA KHAN ACADEMY E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Matemática. Khan Academy. Ensino Fundamental. Anos Finais.

Esta dissertação apresenta as contribuições do conteúdo de Matemática disponível na plataforma Khan Academy como ferramenta de complementação pedagógica para alunos do Ensino Fundamental. Motivou este estudo o contexto relacionado com o desempenho dos alunos brasileiros em Matemática. No Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), do qual participam oitenta países, o Brasil encontra-se nas dez últimas posições no letramento em Matemática. Nos resultados do último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), apenas 15% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram considerados proficientes em Matemática. Em face desse cenário, aliado à demanda de utilização das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem, foram investigadas as contribuições do conteúdo de Matemática da Khan Academy como ferramenta de complementação pedagógica para alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram delineados como objetivos específicos o planejamento e desenvolvimento de material instrucional sobre o uso da plataforma; o monitoramento dos acessos dos participantes e a avaliação dos resultados obtidos pelos alunos na prova de Matemática aplicada ao final da experiência. O referencial teórico traz o conceito de objeto de aprendizagem; a utilização de tecnologias digitais para a educação e as contribuições para a educação matemática. Além disso, foram construídas duas revisões sistemáticas: uma sobre o uso da Khan Academy no ensino e aprendizagem de Matemática e outra sobre o contexto que envolve a retenção escolar. O estudo enquadra-se na metodologia de pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com práticas delineadas dentro dos princípios da pesquisa-ação. Os participantes foram alunos do 9º ano do EF de uma escola pública de Parnamirim/RN, juntamente com seu professor de Matemática. Todas as ações com os participantes foram realizadas de forma remota. Os dados foram extraídos principalmente das informações de acesso geradas pela plataforma, além de analisados as interações dos participantes no grupo virtual da turma e os resultados na prova de Matemática. A análise dos dados qualitativos foi organizada dentro do modelo de avaliação de Kirkpatrick (1995). Identificou-se retorno positivo na utilização da plataforma como apoio ao ensino regular, destacando-se o banco de questões, a partir do qual os alunos puderam responder, em média, quatrocentas questões, no intervalo de cinco semanas, além de ter sido observado avanço nos conhecimentos matemáticos dos participantes. Não foi identificada evidência de que o uso da plataforma substitua a experiência das aulas regulares, nem o papel do professor. Em contrapartida, relaciona-se o desempenho positivo dos estudantes com as ações de monitoramento e motivação realizadas pela pesquisadora enquanto os acompanhava. Como produtos, este estudo gerou um portfólio aberto, o qual conta com materiais audiovisuais instrutivos sobre o uso da Khan Academy e um demonstrativo sobre a análise e o cruzamento dos dados gerados pela ferramenta. Espera-se que os resultados deste estudo inspirem práticas pedagógicas enriquecidas com o uso de tecnologias digitais, especialmente nas escolas públicas, e que isso contribua para que o ensino de Matemática atinja os resultados projetados, de forma a garantir aos alunos os saberes necessários ao pleno exercício de sua cidadania.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externo à Instituição - JOSERLENE LIMA PINHEIRO - UNILAB