Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DE ASSIS FREIRE DE MELO

DISCENTE : FRANCISCO DE ASSIS FREIRE DE MELO
DATA : 30/09/2020
LOCAL: meet.google.com/mur-xutd-amd

Construção de sequências didáticas utilizando aplicativos de realidade aumentada para alunos com Transtorno do Espectro Autista do 6º ano do Ensino Fundamental 2

Transtorno do espectro autista (TEA), realidade aumentada, sequência didática.

A educação inclusiva no Brasil vem como política educacional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/96), que determina que pessoas com necessidades especiais sejam incluídas em salas de aula de ensino regular. Com tal legislação passamos a ter alunos especiais na mesma sala que os demais alunos, ditos típicos. Além de estarem no mesmo espaço físico, o que pode proporcionar uma maior interação e inclusão com os demais colegas, tais alunos têm um professor para auxiliar nas suas atividades. Embora existam professores auxiliares para proporcionar essa inclusão no contexto de sala de aula, as instituições de ensino carecem de conteúdo que seja inclusivo e que consequentemente permita tal inclusão. Esta pesquisa tem como foco os alunos com o transtorno do espectro autista (TEA) e o objetivo de criar e validar uma sequência didática com a utilização de realidade aumentada de forma que favoreça o aluno com TEA e possa, também, mostrar ao seu professor ferramentas que contribuam para a criação de outras sequências didáticas independente do componente curricular. Utilizaremos como uma base uma pesquisa classificada como exploratória, com a utilização dos procedimentos aplicados nos estudos de casos. Com o estudo bibliográfico realizado e as ferramentas de RA pré-selecionadas poderemos dar início a coleta de dados. A coleta de dados iniciará com a busca de professores que tenham interesse em incluir as crianças com autismo em atividades com a utilização da tecnologia de RA. Posteriormente sugerir com auxílio do professor sequências didáticas com RA. A validação da sequência didática será realizada pelo professor com os seus alunos. Esperamos ter ao final da pesquisa uma ou mais sequências didáticas validadas com a utilização de RA de modo que favoreça a inclusão dos alunos com autismo nas atividades de sala de aula.

Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interna - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Externa à Instituição - ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES - UFERSA
Externa à Instituição - SAMANTHA SANTOS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO