Banca de DEFESA: RAIMUNDO GUILHERME DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIMUNDO GUILHERME DE LIMA
DATA : 27/08/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência https://meet.google.com/xax-urvz-yyj
TÍTULO:

CINEMATOGRAFANDO GEOGRAFICAMENTE O ESPAÇO DA CIDADE DE EXTREMOZ NA PLATAFORMA DO YOUTUBE


PALAVRAS-CHAVES:

Audiovisual; YouTube; Geografia; Produção midiática; Audiodescrição.


PÁGINAS: 151
RESUMO:

A partir da democratização da produção e distribuição de vídeos, advindas dos usos de aparelhos celulares e das redes sociais, o trabalho visa fomentar um direcionamento que permita aos discentes abarcarem a prática pedagógica escolhida, que neste caso específico, é o audiovisual. A efetividade da proposta estabelece a produção de vídeos e o acréscimo de todas suas etapas, tais como, a elaboração do roteiro, produção, edição e publicação realizadas pelos discentes com a mediação do professor, de modo a ser publicado em plataformas de streamning de vídeo, como o YouTube em canal próprio, criado especificamente para a condução do estudo. A medida atribui aos alunos a singularidade de protagonistas nesse processo de ensino e aprendizagem. A proposta empregada será aplicada no eixo da esfera pública, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, sendo desenvolvida no componente curricular de Geografia, no Ensino Fundamental II, com a turma do 9º ano vespertino. O locus do trabalho é o município de Extremoz – RN, inserido na região metropolitana da capital, mais precisamente na comunidade rural de Vila de Fátima. O objetivo do estudo é promover através da produção midiática, a interação entre os conceitos geográficos, trabalhados no ambiente educacional com a identidade local do lugar. Para verificar os elementos pesquisados, o estudo tabulou os seguintes aspectos analisados: os tipos de linguagens usados pelos Youtubers, a Iconografia dos vídeos, a sonoridade, duração dos materiais produzidos e o público-alvo. Os elementos de verificação mencionados fizeram parte do conjunto de itens que funcionaram no processo de observação dos canais selecionados e avaliados no decorrer da pesquisa. Todo o procedimento de cunho analítico foi balizado pelo método qualitativo. O referencial teórico foi norteado por uma construção conceitual, atribuindo como parâmetros os seguintes aspectos: o sistema educacional em algumas nações desenvolvidas, o audiovisual enquanto ferramenta educacional e o video como um instrumento facilitador para as atividades escolares. Assim, os audiovisuais foram concebidos em sua plenitude e protagonizados pelos discentes. Por conseguinte, o trabalho reafirma o propósito de contribuir no processo, de dinamizar o cenário educacional, trazendo uma proposta contemporânea, inovadora e funcional no tocante ao aprimoramento da aprendizagem dos discentes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interna - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Externo à Instituição - EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER - UNICAMP
Presidente - 1943721 - ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES

Notícia cadastrada em: 17/08/2020 17:51
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