Banca de QUALIFICAÇÃO: GILDASIO DA COSTA TEIXEIRA

DISCENTE : GILDASIO DA COSTA TEIXEIRA
DATA : 21/08/2020
LOCAL: Videoconferência meet.google.com/yin-izkj-aib

MCCATI: Uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TI

Aprendizagem colaborativa, CSCL,formação de grupos, Gerenciamento de equipes.

A aprendizagem colaborativacom suporte computacional (CSCL) vem trazendo contribuições e melhorias no processo de ensino-aprendizagem há algumas décadas. Através de seus métodos é possível a promoção de uma aprendizagem mais ativa e que estimula: a criticidade do pensamento, interação entre pares, resolução de problemas e autorregulação do processo de aprender e ensinar.  O presente trabalho situa-se na linha de pesquisa de práticas educativas com tecnologias educacionais e busca formas de trazer todo o arcabouço teórico e prático da CSCL para o ambiente organizacional. Pensar em gestão de equipes de Tecnologia da Informação (TI) aponta uma necessidade de integração de diversos campos de conhecimento e na emergência de se adotar o trabalho colaborativo entre as equipes nos ambientes corporativos. A pesquisa acontecerá no âmbito da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto Metrópole Digital (IMD) unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo do trabalho é desenvolver uma metodologia baseada em aplicações e conceitos CSCL para implementação de colaboração, comunicação e aprendizagem para uma equipe de TI. Como objetivos específicos o trabalho propõe Diagnosticar as habilidades e dificuldades dos participantes; Identificar a estratégia de formação de grupos mais adequada a realidade da organização; Mapear ambientes e processos de aprendizagem colaborativa para aplicação na organização; Validar a metodologia proposta.  O viés metodológico do trabalho se apresenta como uma pesquisa de caráter exploratório com abordagem quali-quanti e que possui  elementos da pesquisa-ação. A metodologia reunirá de forma inter-relacionada conceitos que servirão de sustentação para determinadas atividades. Para sua concepção teremos as seguintes fases: Identificação de perfis, correlação entre os perfis identificados e o método de formação de grupo mais adequado para a organização, geração de saídas com Scripts CSCL, medição dos índices de colaboração e impacto na produtividade do setor.  Por fim, espera-se que ao final deste trabalho possamos utilizar a metodologia proposta e que a mesma tenha a capacidade de implementar na cultura organizacional da DTI a colaboração entre pares e que sirva de referência para a gestão na disseminação da aprendizagem colaborativa em outros ambientes organizacionais.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Externa ao Programa - 2885481 - IRIS LINHARES PIMENTA GURGEL
Externo ao Programa - 2180207 - ITAMIR DE MORAIS BARROCA FILHO