Banca de QUALIFICAÇÃO: GISLLAYNE CRISTINA DE ARAUJO BRANDAO

DISCENTE : GISLLAYNE CRISTINA DE ARAUJO BRANDAO
DATA : 11/08/2020
LOCAL: Videoconferência (link para acesso será disponibilizado no dia da defesa)

ANÁLISE DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Aprendizagem autorregulada; Avaliação formativa; Educação a Distância.

O objetivo deste trabalho é investigar como o professor pode estimular a aprendizagem autorregulada nos discentes na educação a distância, através de um Modelo de Avaliação Formativa segundo a perspectiva dos autores Hadji et al. (1994) e Perrenoud (2002). A nossa preocupação está em verificar se a aprendizagem autorregulada pode contribuir para reduzir o insucesso escolar na educação a distância, visando uma maior permanência e êxito dos discentes. Para isso, propomos intervir no planejamento das atividades avaliativas de um componente curricular de um curso de especialização, identificar as possíveis estratégias cognitivas, metacognitivas e administração de recursos adotadas pelos alunos nas atividades de aprendizagem, analisar e avaliar se as estratégias adotadas propiciaram a aprendizagem autorregulada. No que tange à metodologia, é considerada empírica, pois é realizada no ambiente onde ocorre o fenômeno. No tocante ao tempo decorrido, caracteriza-se como transversal, pois consideramos um período em particular. Quanto ao tipo de método é considerado dedutivo e visa confirmar as premissas de que os alunos podem  melhorar o seu desempenho através da aprendizagem autorregulada. Quanto ao paradigma, tipifica-se como misto, pois utilizamos métodos qualitativos e quantitativos; e no que concerne à profundidade, identifica-se como pesquisa intervencionista. No percurso da pesquisa foram executadas atividades como: readequação do projeto, planejamento das ações a serem realizadas com vistas a atender aos objetivos pretendidos, revisão teórica e revisão da literatura, para ter um panorama do contexto da aprendizagem autorregulada nos últimos anos. Como produto desejado, pretende-se criar um guia prático (e-book) contendo boas práticas de atividades avaliativas que possam viabilizar a aprendizagem autorregulada.

Presidente - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interna - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Externo à Instituição - EDSON PINHEIRO PIMENTEL - UFABC

Notícia cadastrada em: 28/07/2020 09:54