Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA KAROLINE SILVA DE AZEVEDO

DISCENTE : DÉBORA KAROLINE SILVA DE AZEVEDO
DATA : 31/07/2020
LOCAL: Videoconferência: https://meet.google.com/xyq-ffwm-yde

CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA APOIO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE PELA CRIANÇA SURDA

Informática educacional. Software educativo. Alfabetização bilíngue. Surdo.

A linguagem é algo fundamental para o ser humano: vem contribuir em várias questões primordiais do desenvolvimento do sujeito, tais como aspectos cognitivo e social. O desenvolvimento de linguagem das crianças é dependente das relações sociais construídas com seus familiares e em contexto escolares formais e não formais. Entretanto, para a criança surda, que tem como língua materna, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), esse processo não é simples. Para que a criança surda tenha um pleno desenvolvimento de linguagem, ela precisa estar exposta a uma língua visualmente acessível, a língua de sinais. Para comunicação e aprendizagem do surdo é importante que se faça uso das múltiplas representações em meio visual, além da comunicação em Libras, como uso de imagens e textos em Português escrito, pensando no contexto escolar no qual a maioria dos estudantes surdos são alfabetizados na língua majoritária, pois auxilia na aquisição e desenvolvimento de habilidades como leitura e escrita. No ambiente escolar e nesta conjuntura que traz o bilinguismo como importante abordagem filosófica para o processo de ensino e aprendizagem de sujeitos surdos, as tecnologias, no âmbito da Informática Educacional, vêm trazer o grande potencial das ferramentas digitais para possibilitar isso, podendo ser um importante aliado. Pela possibilidade de trazer artefatos multimidiáticos e interativos,  pode-se viabilizar várias formas de representação da informação. Entretanto, considerando softwares educativos que atendam às necessidades do estudante surdo, no tocante da aquisição da linguagem, ainda existe um número bem reduzido de softwares. Diante das circunstâncias sociais que não favorecem o desenvolvimento de linguagem por crianças surdas e frente ao avanço tecnológico que vivenciamos, a questão central desta pesquisa é: Quais as características para um software educativo que possa vir a apoiar o processo de aquisição de alfabetização bilíngue pela criança surda? Para tanto, definiu-se como objetivo geral, desenvolver um protótipo de um software educativo que auxilie no processo de alfabetização bilíngue pela criança surda. Para atingir tal objetivo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: i) investigar as características essenciais para desenvolver a estrutura básica de um software educativo para surdos; ii) analisar as etapas de concepção, elaboração e finalização do protótipo-software educativo ALFALIBRAS; iii) avaliar a utilização do protótipo-software educativo ALFALIBRAS em sua aplicabilidade e usabilidade por usuários surdos. Baseada nas ideias de Wieringa (2009), a condução desta pesquisa dar-se-á pela abordagem epistemológica-metodológica do Design Science Research (DSR), tendo o ciclo regulador como etapas da pesquisa. Dessa forma, as cinco etapas do ciclo regulador serão: investigação do problema - processo de aquisição de linguagem pela criança surda, como as tecnologias educacionais podem ajudar nesse processo?; projeto de soluções - concepção de um protótipo de software educativo (ALFALIBRAS) para apoio no processo de aquisição de alfabetização bilíngue pela criança surda a partir da investigação das características essenciais para desenvolver a estrutura básica de um software educativo para surdos; validação do projeto - analisar as etapas de concepção, elaboração e finalização do protótipo-software educativo ALFALIBRAS; implementação - utilização do protótipo-software educativo ALFALIBRAS por usuários surdos; avaliação da implementação - aplicação de questionário para que possam ser respondidos pelos usuários surdos que utilizarão o ALFALIBRAS, projetando como resultado que o software seja validado pela comunidade surda e que contribua com os professores para o desenvolvimento da linguagem desse alunado.

Presidente - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa ao Programa - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Externo à Instituição - WINDSON VIANA DE CARVALHO - UFC