Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE OLIVEIRA DOS SANTOS

DISCENTE : DANIELLE OLIVEIRA DOS SANTOS
DATA : 07/08/2020
LOCAL: Videoconferência https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cibelle

GUIA DIDÁTICO COM ESTRATÉGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO ON-LINE: UMA EXPERIÊNCIA NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Metodologias Ativas. Ensino on-line. Práticas Pedagógicas Inovadoras.

O presente projeto está inserido num contexto de ampliação da modalidade de ensino a distância na sociedade, em particular, no Grupo de Instrução Tática e Especializada, Organização Militar da Força Aérea Brasileira, campo no qual se desenvolve essa pesquisa. A partir da vivência da pesquisadora enquanto pedagoga nesta instituição, associada às leituras como aluna do Programa de Mestrado Profissional em Inovações em Tecnologias Educacionais, surgiu a problemática de repensar sua prática profissional a partir de um planejamento pedagógico que considerasse práticas pedagógicas inspiradas nas metodologias ativas aplicadas à Educação on-line. Observou-se que, a despeito dos avanços e pesquisas no campo educacional, persiste uma concepção instrucionista de ensino, focada na transferência de conteúdos. Essa é uma realidade especialmente presente no meio militar. Visando a superação dessa abordagem pedagógica, propõe-se como objetivo principal a elaboração de um guia didático com estratégias ativas, que fomente uma prática construcionista, que pressupõe o aluno como sujeito protagonista e ativo dentro do processo de aprendizagem, a partir da aplicação de aspectos das metodologias ativas que desenvolvam sua autonomia e senso crítico. Usa um arcabouço teórico composto por Kenski (2012 e 2013), que apresenta discussões sobre educação e tecnologia, Mattar (2017), Bacich & Moran (2018) e Filatro (2018) que apresentam a prática educativa com base em metodologias ativas em diversos contextos, Tori (2017) e Filatro (2017 e 2018), que levantam as particularidades do ensino a distância e da produção de conteúdo para esse público. O trabalho se desenvolverá a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, exploratória quanto a seus objetivos e experimental quanto aos procedimentos. Pretende-se a partir da bibliografia levantada, selecionar estratégias ativas que melhor se adaptam a cursos na modalidade on-line. Será realizada uma validação a partir de grupos de controle do Curso de Preparação de Tutores (CPT). Os dados serão coletados a partir da percepção dos alunos, com a aplicação de questionários e também da vivência da pesquisadora enquanto tutora do grupo. Tal experiência será construída nas disciplinas planejadas envolvendo estratégias ativas em contraposição à outras disciplinas organizadas da forma tradicional. A partir dessa análise, somada ao arcabouço teórico, o resultado esperado é um Guia Didático, que não pretende esgotar o assunto ou mesmo as possibilidades metodológicas, mas servir de norte para uma prática pedagógica mais inovadora e uma aprendizagem mais ativa no contexto da educação on-line.

Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interna - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE