Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA PINHEIRO MAGRO

DISCENTE : JULIANA PINHEIRO MAGRO
DATA : 29/07/2020
LOCAL: Videoconferência: meet.google.com/ipf-tsjm-hws

O USO DE VÍDEOS COMO RECURSO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Deficiência Visual; TDIC; Formação de professores; Vídeos educacionais.

Diante do considerável número de estudantes com deficiência visual (DV) matriculados na rede regular de ensino estadual do Rio Grande do Norte/RN, se faz pertinente compreender, dentre outras coisas, como tem sido o acesso desses alunos ao conteúdo curricular ofertado a todos os demais no ambiente escolar. Para além disso, é necessário propor e aplicar estratégias de ensino inovadoras na busca da melhoria de um processo inclusivo. Assim, se faz necessário pensar em proposições que contribuam para que professores de sala de aula, no pouco tempo designado para os seus planejamentos, tenham oportunidade de participar de momentos formativos que sejam significativos à sua prática e realidade. Assim, a questão central dessa pesquisa é: como orientar professores de alunos com deficiência visual para que utilizem as TDIC nas estratégias de ensino? Um caminho latente que pode contribuir para a inclusão de estudantes com DV é orientar os professores quanto às possibilidades de uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC como facilitadoras do processo de ensino, para que vejam, na prática, os aspectos que são necessários serem considerados desde o pensar as atividades até a execução das mesmas com o uso dessas ferramentas. Uma alternativa para que o professor conheça essas possibilidades é propor o uso de vídeos curtos como recurso em seu processo formativo.  Diante do exposto, esta pesquisa busca analisar a utilização de vídeos autênticos na orientação de professores de alunos com deficiência visual acerca do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas estratégias de ensino inclusivas. Esta pesquisa de base qualitativa apresenta características de uma Pesquisa- ação pois, dentre outras coisas, busca envolver de modo ativo e participativo os protagonistas do processo do ensino (professores de alunos com deficiência visual de uma escola estadual do RN) e o pesquisador por meio do desenvolvimento de práticas pedagógicas formativas. Neste caminho, utilizaremos como instrumentos de coleta de dados, questionários aplicados a professores, entrevistas com aluno com DV, além dos registros realizados ao longo de um momento formativo presencial e avaliações de professores (da escola e externos) sobre os vídeos como recurso formativo. Com essa pesquisa, espera-se mostrar que é possível pensar em novas possibilidades formativas e executar o que já está posto nas políticas públicas de educação inclusiva, incentivando o uso de recursos que já existem para alunos com DV. Espera-se ainda, evidenciar a importância de que o professor de sala de aula seja contemplado em ações formativas e sinta-se motivado a ser parte decisiva nos processos inclusivos na escola.

Presidente - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA