Banca de DEFESA: IGO JOVENTINO DANTAS DINIZ

DISCENTE : IGO JOVENTINO DANTAS DINIZ
DATA : 15/06/2020
LOCAL: Videoconferência (link para acesso será disponibilizado no dia da defesa)

O ENSINO HÍBRIDO NA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS NO IFRN

Ensino Híbrido, blended learning, b-learning, Capacitação, Treinamento, Formação Continuada.

O blended learning ou Ensino Híbrido (EH) combina práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino a distância com o objetivo de maximizar a experiência de aprendizagem combinando recursos do ensino on-line e offline. O EH tem se fortalecido como metodologia ativa de ensino aplicada nas empresas, proporcionando treinamentos corporativos interativos, dinâmicos e personalizados. Assim, a questão central desta pesquisa versa sobre como a metodologia de ensino híbrido pode contribuir no aperfeiçoamento da política de capacitação dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Definiu-se como objetivo geral implementar um curso de capacitação para os servidores do IFRN utilizando a metodologia de ensino híbrido. Os objetivos específicos foram assim delineados: Identificar as necessidades de capacitação dos servidores do IFRN; Planejar e estruturar o curso de capacitação baseado na metodologia de ensino híbrido; Realizar capacitação utilizando a metodologia de ensino híbrido; Avaliar a efetividade do modelo aplicado à capacitação dos servidores do IFRN.A metodologia da pesquisa tem objetivos guiados pela pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, seus procedimentos técnicos apoiados pela pesquisa-ação e como sujeitos os servidores do campus Natal-Cidade Alta do IFRN. Para atender os objetivos propostos o curso foi desenvolvido com base no processo de treinamento, seguindo as etapas: Diagnóstico, Desenho, Implementação e Análise. Dentre as principais dificuldades encontradas na implementação da capacitação pode-se destacar a dificuldade de engajamento dos participantes nos momentos online do curso, ocasionada tanto por questões estruturais da capacitação, quanto de ordem pessoal dos participantes. Ao final do processo de capacitação, mesmo com as dificuldades encontradas, foi possível constatar que o ensino híbrido se mostrou uma alternativa metodológica importante para as capacitações profissionais, uma vez que a capacitação realizada neste formato cumpriu o seu papel formativo junto aos participantes, capacitando-os de maneira personalizada acerca de uma temática relevante e necessária em suas atividades laborais, atendendo às suas expectativas de satisfação e qualidade. Além disso, o formato utilizado se mostrou um método eficiente no aspecto financeiro para a instituição, utilizando a própria estrutura física e tecnológica e sem a necessidade de afastamento do servidor do ambiente de trabalho. Em maior escala, à luz destes resultados, espera-se que o IFRN adote a metodologia de EH no programa de capacitação institucional e expanda aos demais campi o formato semelhante utilizado, atendendo assim aos princípios de eficácia e eficiência no serviço público.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA