Banca de DEFESA: EVERTON DA SILVA BRITO

DISCENTE : EVERTON DA SILVA BRITO
DATA : 30/04/2020
LOCAL: Videoconferência (link para acesso será disponibilizado no dia da defesa)

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES RESIDENTES DO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS UFRN

Metodologias Ativas. Formação docente. Letras - Língua portuguesa e Libras. Educação de surdos.

O uso de mídias digitais em sala de aula tem se intensificado, principalmente pela necessidade de incorporação de metodologias ativas que são potencializadas pelo uso de recursos tecnológicos e visam colocar o estudante como sujeito ativo e protagonista do seu processo de aprendizagem. Um dos desafios paralelos a isso é a necessidade da apropriação dessas ferramentas nas rotinas de sala de aula, de forma a proporcionar práticas pedagógicas personalizadas, interativas, inovadoras e cada vez mais colaborativas, alinhadas com os objetivos de aprendizagem e sequências didáticas inerentes à prática docente. O estudante surdo vivencia experiências que configuram um processo de ensino e aprendizagem visual, necessitando que professores utilizem estratégias didático-pedagógicas mediadas por suas especificidades de aprendizagem. Diante desse contexto, objetivamos com esta pesquisa analisar o uso das Metodologias Ativas por residentes (graduandos surdos e ouvintes) do Programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como recurso de ensino e aprendizagem para estudantes surdos na Educação Básica, com foco no desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas mais flexíveis que possam possibilitar a construção e o compartilhamento do conhecimento. Partimos da hipótese de que o uso de metodologias ativas como recurso didático-pedagógico pode tornar mais dinâmica, efetiva e personalizada a educação de estudantes surdos. Para tanto, desenvolvemos um atelier formativo intitulado “Metodologias Ativas na Educação de Surdos”, ofertado ao público alvo participante da pesquisa. A metodologia que norteou a realização de nosso estudo foi a pesquisa-ação de paradigma interpretativo e abordagem qualitativa. O atelier formativo proposto teve como missão fomentar a reflexão, e propiciar a construção de práticas educativas efetivas, que encaminhassem para um desenvolvimento significativo do estudante surdo. Os resultados encontrados permitem-nos destacar aspectos importantes que possibilitam uma melhor compreensão acerca do uso de metodologias ativas como recurso de ensino e aprendizagem para estudantes surdos na educação básica a partir da formação docente construída no Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN. O estudo apontou para a necessidade de uma mudança de postura docente frente ao processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. Porém, importa considerar que, apenas o uso de metodologias ativas, sem um efetivo planejamento, com adaptações ao contexto de educação de pessoas surdas, não implica em rupturas de práticas metodológicas arraigadas ao longo do tempo. Para que esse uso seja efetivo é demandado esforço, tempo e estudo. E é nesse sentido que novas pesquisas devem surgir para contribuir com a compreensão e a melhoria do ensino para esse alunado.

Presidente - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA