Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTUR NOBRE SILVA

DISCENTE : ARTUR NOBRE SILVA
DATA : 06/02/2020
LOCAL: Instituto Metrópole Digital

ULTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS INTERATIVOS NA EAD: UMA PROPOSTA DE POTENCIALIZAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Palavras-chave: Interatividade, engajamento, motivação, EaD, feedback.

Os recursos tecnológicos têm sido cada vez mais utilizados na educação a distância devido aos avanços das novas ferramentas e a propagação da banda larga no tocante a abrangência nacional do Brasil. Seu potencial de interatividade e de acesso as interações entre humano-humano e humano-máquina promete de uma vez por todas facilitar o processo de ensino aprendizagem dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem. Com a popularização dos AVA´s (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), o uso desses sistemas passou a ser uma ferramenta necessária para a intermediação do processo e para otimização das informações/dados que ali transitam diariamente. Dentre os Ambientes disponíveis no mercado, destaco o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), por ser um sistema livre e de código aberto, que permite a incorporação de novas ferramentas. Além de contar com um número elevado de colaboradores em sua comunidade. Entretanto, percebe-se que o Moodle, na sua atual conjuntura ainda sofre com a ausência de ferramentas nativas que propiciem um aprendizado com um grau maior de interatividade e que contemple um poder maior de ação e reação dos usuários. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de curso auto instrucional para formação de professores, utilizando dois plug-ins externos “h5p” e o “recordRTC”, a fim de galgar níveis elevados de engajamento e motivação dos usuários através da interatividade. Neste trabalho serão apresentados, além do processo de criação do curso auto instrucional e de alta interatividade, também mostrará os resultados de seu uso para a formação dos professores dos cursos da graduação da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA