Banca de DEFESA: CLAUDIANA TELLES DE OLIVEIRA

DISCENTE : CLAUDIANA TELLES DE OLIVEIRA
DATA : 08/11/2019
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital

O USO PEDAGÓGICO DA ESCOLA VIRTUAL /SIGEduc: a visão de técnicos e pedagogos da SEEC/RN.

Ensino-Aprendizagem. TDICs. Inovação. Sistema de Informação.

O presente estudo tem como objetivo analisar as potencialidades pedagógicas do Ambiente da Escola Virtual do SIGEduc, a partir da visão de técnicos e pedagogos da Secretaria de Estado da Educação da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC –RN). O Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGEduc) é um Sistema de gestão bastante inovador, abrangente e com inúmeras funcionalidades. Para tanto, buscou-se tipificar as funcionalidades para o uso pedagógico do SIGEduc no âmbito da Escola Virtual, considerando as revelações da equipe técnica. Trata-se de estudo pioneiro sobre o espaço Escola Virtual SIGEduc e caracteriza-se como exploratório e descritivo. Para colher dados na dimensão qualitativa, utilizou-se questionário com perguntas fechadas e abertas aplicado a 43 participantes. Os dados coletados foram sistematizados com o auxílio de planilha eletrônica e as análises foram realizadas por meio de técnica de análise de discursos. Procurou-se evidenciar os argumentos que maior peso (incidências) teve na fala/opiniões emitidas pelos/as informantes. Os resultados evidenciam que os entrevistados/as compreendem a importância do SIGEduc como ferramenta da gestão integrada das rotinas técnicas administrativas e escolares. No entanto, pouco se referem a ele como potencializador do processo ensino-aprendizagem, como espaço de inovação das atividades educativas apoiadas nas funcionalidades tecnológicas. A esse respeito, o estudo discute elementos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação TDICs por meio do SIGEduc, cujo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) encontra-se ancorado na Escola Virtual. O ambiente pedagógico desse Sistema tem a finalidade de promover diferentes possibilidades de mediações entre os conhecimentos, as aprendizagens e as atividades didático-pedagógicas dos professores e entre eles e seus alunos. O estudo aponta ser preciso desmistificar as possíveis dificuldades envolvendo o uso de TDICs e a falta de infraestrutura. Observou-se a ausência de iniciativas para reverter o que hoje emperra a concretização do uso pedagógico de um Ambiente Virtual de Aprendizagem como do SIGEduc, espaço esse também propício para tornar as práticas educativas centradas no protagonismo estudantil. Esse ambiente se bem compreendido poderá contribuir para a almejada mudança de postura dos profissionais da educacional pautada no pensamento computacional, nas inúmeras ferramentas digitais propícias para o uso didático e pedagógico. Para tanto, o estudo sugere um Plano de Formação para as equipes técnicas da SEEC, num primeiro momento, e para as demais equipes técnicas e pedagógicas das escolas que compõem cada Diretoria de Ensino.

Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA