Banca de DEFESA: MARILIA GABRIELLA LIMA LIRA DA SILVA

DATA : 20/11/2019
LOCAL: Departamento de Artes

MAPAS MENTAIS NA EJA: EXPERIÊNCIAS DE USO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

Mapas Mentais, Educação de Jovens e Adultos, Ensino-Aprendizagem.

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os mapas mentais como estratégia de uso na aprendizagem, tendo como sujeitos os discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente os alunos do ciclo V da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual (ECIT) Enéas Carvalho, localizada em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa - Paraíba. A pesquisa foi divida em três etapas: A primeira parte constituiu em um levantamento de dados através do estudo do círculo de cultura epistemológico (CEC) sugerido por Romão et al (2006), que é derivação do Círculo de Cultura proposto por Freire (1967). Este levantamento serviu para constatarmos problemas, necessidades e motivações dos alunos no que se refere a aprendizagem e especificidades dos sujeitos. A partir deste levantamento, foi possível definir a linguagem ideal a ser trabalhada no objeto de aprendizagem construído na segunda etapa, que foi uma apresentação de slides com recursos multimídia para auxiliar os sujeitos na construção e utilização dos mapas mentais. Este objeto foi apresentado ao discentes através de uma oficina. Utilizamos como aporte teórico os fundamentos de elaboração de mapas mentais sugeridos por Buzán (1996) bem como os estudos dos elementos visuais encontrados no design a partir de Samara (2010 e 2011), Dondis (2007), Lupton e Phillips (2015). A terceira e ultima etapa da pesquisa constituiu na construção dos mapas mentais a partir de um conteúdo da disciplina de história, onde conseguimos analisar as suas contribuições como auxílio na aprendizagem.

Presidente - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Interna - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS