Banca de DEFESA: LUCIANA DE SOUSA AZEVÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA DE SOUSA AZEVÊDO
DATA : 20/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala B202 do Instituto Metrópole Digital
TÍTULO:

CULTURA MAKER: UMA NOVA POSSIBILIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura Maker, Tecnologia da informação e comunicação, ensino e aprendizagem, Sequência didática.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A tecnologia da informação e comunicação, quando bem aplicada, facilita o aprendizado, tornando-se, assim, uma ferramenta considerada com um grande potencial no processo de ensino e aprendizagem, pois ela proporciona ao aluno a construção do seu próprio conhecimento de forma ativa e colaborativa. Fundamentada no construcionismo de Papert, surge a cultura Maker, que apresenta a proposta de uma educação baseada em competências como pensamento criativo, resolução de problemas, comunicação cooperação e colaboração. Esta pesquisa busca investigar como a cultura Maker pode proporcionar uma aprendizagem mais significativa no processo de ensino e aprendizagem através da aplicação de uma sequência didática. Sendo assim, tem como objetivo geral analisar as novas possibilidades de uso da Cultura Maker com os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental por meio da utilização de uma sequência didática com abordagem em matemática; e como objetivos específicos, elaborar uma sequência didática para uso na sala Maker; aplicar a sequência didática com o professor; e identificar as contribuições da cultura Maker no processo de ensino e aprendizagem. Quanto à natureza, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada. A abordagem metodológica pode ser considerada qualitativa e quanto aos objetivos, pode-se dizer que possui nuances na pesquisa exploratória e na pesquisa-ação. Para realização da pesquisa, foi desenvolvida uma sequência didática e aplicada com os alunos do quinto ano do ensino fundamental. Após a aplicação da sequência didática, os alunos responderam a um questionário com perguntas fechadas e o professor a um com perguntas abertas. Em seguida, foi realizada uma entrevista com o professor e os alunos mais participativos. A pesquisa foi realizada em uma escola particular, situada em Parnamirim, que possui uma sala Maker e que é onde a pesquisadora atua. A investigação destaca que o uso da sala Maker atrelado ao uso da sequência didática fomenta a autonomia, o trabalho colaborativo, incentiva a resolução de problemas, o pensamento crítico, o engajamento dos estudantes e o gerenciamento do tempo. Possibilitando, assim, o desenvolvimento de habilidades que não são trabalhadas no ensino tradicional. Com isso, o desenvolvimento de projetos práticos, através da cultura Maker, pode oportunizar o protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem, tornando a cultura Maker um caminho possível para ser desenvolvido no sistema educacional vigente


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Externa à Instituição - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - UFPE
Notícia cadastrada em: 01/11/2019 19:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao