Banca de DEFESA: RENATO CESAR DE SOUZA BEZERRA

DISCENTE : RENATO CESAR DE SOUZA BEZERRA
DATA : 29/10/2019
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital

A REVISTA DIGITAL NAS PRODUÇÕES ORAL E ESCRITA EM CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA FRANCESA

Palavras-chave: Revista digital; Produções oral e escrita; Convergência de mídias; TIC; Ensino-aprendizagem.

Este estudo tem o objetivo de analisar a revista digital no ensino-aprendizagem de língua francesa a partir de sua produção. A proposta de inserção prática de ferramentas tecnológicas no contexto educacional assume um caráter inovador na abordagem de ensino da escrita e da oralidade em língua estrangeira, tendo em vista as possibilidades que essas ferramentas proporcionam. Nessa perspectiva, adotamos neste trabalho, a revista digital como um recurso em que se pode explorar as produções escrita e oral, uma vez que possibilita ao usuário escrever texto, inserir áudio ou vídeo gravado, inserir imagens ou fotos realizadas a partir de um celular entre outras possibilidades. Dessa forma, inserir a revista digital como recurso didático na sala de aula de língua significa mudar o contexto de ensino, possibilitando ao professor e aos alunos uma nova metodologia de ensinar e aprender. A fundamentação teórica que serve de base para esta prática é Henry Jenkins (2013) e Lucia Santaella (2005, 2013) no que tange a abordagem sobre a convergência de mídias, a hipermídia e a transmídia; Luiz Antônio Marcuschi (2010) no tocante aos gêneros textuais e digitais e ainda Schneuwly, Dolz e Noverraz (2011) com sua abordagem sobre o ensino-aprendizagem de gêneros orais e escrito; a intervenção pedagógica é realizada por meio de uma sequência didática com base em estudos de Schneuwly, Dolz e Noverraz (2011); e também alguns autores que discutem a inserção das tecnologias de comunicação e informação – TIC – no ensino-aprendizagem como Almeida & Valente (2011), Baranauskas et al (1999), Morán (2015) entre outros. A metodologia tem caráter qualitativo por meio da pesquisa-ação por seu aspecto intervencionista. A plataforma utilizada é a Joomag (edição e publicação de revistas em ambiente virtual), a qual permite amplas possibilidades na produção de revistas digitais. Utilizamos como instrumentos de coleta a análise dos materiais utilizados em sala de aula, assim como produção final dos alunos – a revista digital. Os sujeitos dessa pesquisa de intervenção foram alunos dos cursos de idiomas de uma instituição de Natal/RN. Essa pesquisa resultou na compreensão de que é possível utilizar a revista digital para o ensino e a aprendizagem de gêneros orais e escritos em sala de aula de língua francesa e de que o uso de recursos tecnológicos possibilita multiletramentos na formação do aluno.

Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Externa ao Programa - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo à Instituição - MARIA LUISA FURLAN COSTA - UEM
Externa ao Programa - 2211871 - RENATA ARCHANJO