Banca de DEFESA: DAVID MONTALVAO JUNIOR

DISCENTE : DAVID MONTALVAO JUNIOR
DATA : 08/11/2019
LOCAL: IMD - B321

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E METODOLOGIA ÁGIL: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA NA RESIDÊNCIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA JUSTIÇA FEDERAL NO RN

Aprendizagem Baseada em Projetos, Metodologia Ágil, Residência na área de TI

As metodologias ativas de ensino e aprendizagem ganham cada vez mais espaço na educação atual e promovem discussões relevantes sobre um novo modo de ensinar e aprender. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) associa-se a um  modelo pedagógico focado na atividade prática do aluno. Acredita-se que a ABP associada a uma abordagem de metodologias ágeis, pode garantir resultados através de entregas com escopos menores em um menor espaço de tempo, além de uma avaliação constante do processo de aprendizagem do aluno. Este trabalho tem como objetivo aplicar um modelo de acompanhamento no desenvolvimento de projetos no programa de Pós-Graduação em Residência de Tecnologia da Informação aplicada à Área Jurídica na Justiça Federal, avaliar o aprendizado do aluno em relação à residência e identificar as sinergias ou lacunas evidenciadas entre os aspectos teóricos aprendidos em sala de aula e as atividades práticas desempenhadas na instituição. O programa visa inserir os alunos em um cenário de produção de projetos práticos com valores importantes para a Justiça Federal. Uma proposta de gestão e acompanhamento da aprendizagem para a disciplina da ABP foi apresentada e avaliada pelos alunos por meio de questionários. Além disso, foi realizado um estudo de como o uso das ferramentas tecnológicas de acompanhamento de fluxo de trabalho e acompanhamento acadêmico impactam na aprendizagem e desempenho do aluno inserido no programa, através do rastreamento e da análise dos dados inseridos nos sistemas. O modelo desenvolvido mostrou-se sólido e pôde contribuir com a coleta dessas percepções, além de promover entrega de projetos relevantes. Os resultados parciais revelaram a necessidade de repensar a divisão das disciplinas no curso e a dificuldade em associar os conceitos abordados em sala de aula nos projetos desenvolvidos no Órgão.

Presidente - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA