Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIANA TELLES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIANA TELLES DE OLIVEIRA
DATA : 11/10/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório B321 do IMD
TÍTULO:

AMBIENTE ESCOLA VIRTUAL DO SIGEduc/SEEC/RN E O PROTAGONISMO PEDAGÓGICO: A VISÃODE TÉCNICOS E ESPECIALISTAS.


PALAVRAS-CHAVES:

TIDCs e Ambientes de Aprendizagem; Gestão Pedagógica, Inovação e Educação


PÁGINAS: 110
RESUMO:

RESUMO (provisório)

O tema do desenvolvimento, da inovação, das tecnologias vem sendo amplamente pautado e discutido nas agendas de organizações internacionais, como a ONU/UNESCO, OCDE , entre outras, com influência nas políticas dos países a elas associados. Essas discussões objetivam influenciar a formulação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida e provisão de necessidades básicas dos indivíduos em escala global. Nesses debates, a educação desempenha um papel de destaque pela importância que ocupa na sociedade do século XXI, tanto por suas interfaces no caráter econômico de formação profissional e produtiva, quanto na função social de noções de cidadania e possibilidades de pleno desenvolvimento integral humano. Diante desse contexto, são postas novas demandas sociais, novas exigências de saberes, de formação, de habilidades e competências aos indivíduos. Cabe então seguir esse caminho e buscar estratégias para acompanhar essas transformações sociais, fazendo com que a qualidade na educação básica brasileira possa ser uma meta a ser conquistada. Seguindo nessa direção, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC-RN) implantou em 2012 o SIGEduc, um Sistema Integrado de Gestão da Educação, com inúmeras funcionalidades. Ao longo de sua implementação, observa-se dificuldades para ser assimilado principalmente, sua contribuição no âmbito pedagógico. O presente estudo se volta para o Ambiente Escolar Virtual, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) presente no SIGEduc, criado com a finalidade de potencializar mediações entre os conhecimentos, as aprendizagens, as atividades didático-pedagógicas dos professores entre outros. Apoiado em pesquisadores de referência, tais como: Delors (1996); Ramalho, Nuñez e Flor (2018); Morán (2015); Valente (2008), Luck (2006); Bates (2017); Bender (2015), Pretto (2006), Bonila e Pretto (2015), O`Brier e Marakas (2006), esse estudo, tem como objetivo analisar as potencialidades pedagógicas do Ambiente Escola Virtual do SIGEduc  a partir da visão da equipe técnica e pedagógica da SEEC, procurando tipificar e apontar soluções para elevar a qualidade formativa da escola. À luz de procedimentos metodológicos da pesquisa descritiva e analítica, procuramos por foco na visão que revelam ter os técnicos e equipe pedagógica da SEEC sobre as potencialidades do SIGEduc, por meio do Ambiente Escola Virtual. Para recolha das informações utilizamos questionário com perguntas fechadas e abertas envolvendo 43 participantes. Os dados coletados foram sistematizados com o auxílio de planilha de Exel, e para a análise destes recorremos à Análise de das opiniões manifestadas pelos informantes. Os resultados evidenciam uma distância entre as possibilidades e a compreensão dos informantes a esse respeito sendo esse comportamento um sinal de banalização do Sistema no âmbito pedagógico. O estudo presenta uma proposta de formação em serviço para as equipes técnica e pedagógica apreenderem as potencialidades desse AVA para qualificar pedagogicamente suas atividades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa à Instituição - MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN - IFESP
Notícia cadastrada em: 07/10/2019 10:46
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