Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANE EMANUELLE DE OLIVEIRA VALENTIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYANE EMANUELLE DE OLIVEIRA VALENTIM
DATA : 07/10/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala IMD sala B321
TÍTULO:

O AUDIOVISUAL COMO PROCESSO METACOGNITIVO DE APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA QUILOMBOLA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Produção de vídeo. Metacognição. Aprendizagem significativa.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

O ensino na era digital necessita corresponder aos desafios impostos pelas mudanças na construção do conhecimento. Apesar do consenso entre teóricos da educação, de que o aluno, quando ativo no processo educativo, a aprendizagem se desenvolve de maneira mais significativa, pouco se percebe tais concepções em práticas assertivas como estratégias para alcançar o sucesso traçado nos planejamentos dos docentes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma sequência didática por meio do uso da linguagem audiovisual como processo metacognitivo de desenvolvimento da aprendizagem. A metodologia demarcada para o presente trabalho tomará como base a explicação de fatores que contribuem para a ocorrência dos fenômenos, numa pesquisa-ação dentro da abordagem qualitativa, gerando conhecimentos para aplicação prática na pesquisa de natureza aplicada. Como primeiro procedimento, a pesquisadora iniciará a realização do projeto de pesquisa: “O que é que o quilombo tem?”, sendo esta temática relevante no resgate das contribuições do povo africano nas áreas sociais, econômicas e políticas pertinentes a história do Brasil, considerando todos os procedimentos do projeto (O que sabem? O que querem saber? Como irão saber?). Concomitante ao início da primeira etapa, serão mediadas, no contraturno, oficinas de produção de vídeos, oportunizando as crianças a registrarem etapas fundamentais do projeto de pesquisa por meio da linguagem audiovisual, em particular o vídeo. No dinamismo da captura do conhecimento de base do indivíduo, ampliação de conhecimentos por meio de pesquisa e posterior acesso ao antes e o depois, criar-se-á o aprendizado revisitando fatores cognitivos através de comparações, trilhando caminhos neurais da metacognição, o pensar sobre o pensamento, o aprender a aprender. Como segundo e ultimo procedimento metodológico, a apreciação dos vídeos finais, que cada grupo da turma do 5º ano elaborou, por toda comunidade escolar. Serão coletadas as impressões obtidas a partir dessa sessão para juntar a análise e discussão de dados, será desenvolvida também, a descrição, embasamento e leitura crítica das experiências consideráveis ao objeto de aprendizagem significativa. O resultado esperado é o desenvolvimento de uma sequência didática que apresente práticas pedagógicas voltadas para o uso da linguagem audiovisual como processo metacognitivo para a promoção de uma aprendizagem significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Externo ao Programa - 3508635 - RUY ALKMIM ROCHA FILHO
Externo ao Programa - 1802327 - SANDRO DA SILVA CORDEIRO
Notícia cadastrada em: 30/09/2019 20:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao