Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIE ROSE RAMOS DA FONSECA ARAUJO

DISCENTE : NATHALIE ROSE RAMOS DA FONSECA ARAUJO
DATA : 04/10/2019
LOCAL: IMD - Auditório B206

“ORATIA”:  UMA METODOLOGIA PARA DESENVOLVER E AVALIAR A HABILIDADE ORAL NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ASSISTIDA POR DISPOSITIVOS MÓVEIS

Aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis. Língua estrangeira. Minivideos. Habilidade oral. Aprendizagem significativa

Ao estudar uma língua estrangeira, tem-se como necessidade primordial a integração e comunicação de modo simples e imersivo. Porém os materiais didáticos (físicos ou digitais), bem como suas propostas didáticas tendem a dar considerável enfoque às habilidades leitora e escrita, aspecto resultante de uma cultura de ensino amparada pelas leis que influenciam diretamente nesta realidade. Com isso, é colocada em segundo plano e, em alguns casos, inviabilizada uma das habilidades mais úteis, a oral. Além disso, muitos desses materiais não propõem contextos reais de uso de determinados conteúdos. Junto a essa realidade, percebe-se a tecnologia móvel como aparato acessível nas salas de aula, tornando o aprendizado de língua assistido por dispositivos móveis uma possibilidade consistente. O presente trabalho tem como proposta central o desenvolvimento de uma metodologia, com foco na aprendizagem de língua assistido por dispositivos móveis, que desenvolva e avalie a habilidade oral nas aulas de língua estrangeira. Como percurso dessa pesquisa propõe-se inicialmente desenvolver, aplicar e validar uma nova perspectiva metodológica que consiste no reconhecimento do cotidiano dos alunos para criação de uma proposta didática significativa, com contextos proximais que os estimulem na criação constante de minivideos, mídia que possibilita reconhecer aspectos relevantes da oralidade a serem avaliados, como, a movimentação do aparelho fonador, a fluência, a expressão e a pronúncia. Para tanto, serão utilizadas ferramentas digitais pedagógicas disponíveis incorporadas à planos de aula que tragam como suporte avaliativo os minivideos. Para fins de testagem e validação inicial optou-se por desenvolver a prática proposta de forma reduzida num instituto de línguas. Logo após, em locus final, uma escola estadual em tempo integral, aplica-se toda a proposta metodológica para efeitos de validação final, gerando proximidade e possibilidade para o contexto da educação básica brasileira, regida pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017) que aponta o desenvolvimento da habilidade oral dentro da escola.

Presidente - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA