Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA DE SOUSA AZEVÊDO

DISCENTE : LUCIANA DE SOUSA AZEVÊDO
DATA : 08/08/2019
LOCAL: IMD B206

A INTEGRAÇÃO DA CULTURA MAKER E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UMA PROPOSTA DE SÉRIES DIDÁTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, Cultura Maker e Ensino da Matemática

Muito se fala da “Educação 3.0”, na qual os alunos devem produzir o conhecimento em conjunto com os seus professores, serem curiosos e criativos. Todavia, se analisarmos a maneira como os estudantes estão aprendendo na maioria das escolas, atualmente, podemos verificar que o sistema educacional ainda se configura análogo ao tempo da Revolução Industrial, quando todos trabalhavam de maneira paradoxal: juntos, porém isolados em suas máquinas. As salas de aula não estão diferentes, os alunos continuam sentados enfileirados realizando a mesma atividade, porém sozinhos. E o professor, por sua vez, é o detentor do saber. Por acreditar que  Tecnologia da Informação e Comunicação (TDIC) romperia barreiras físicas para fortalecer a aprendizagem (Parâmetros Curriculares Nacionais, 2000) foi que no final dos anos setenta o governo começou a se preocupar em realizar estudos para introduzir a informática na educação, e a partir dos anos oitenta a desenvolver política de informática educativa. Por meio da Câmara de Educação Básica (CEB) e do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP) fica definido que aprender a utilizar as TDIC na educação é considerada uma competência a ser adquirida pelos professores já na formação inicial nos cursos de licenciatura em todo o Brasil. Porém, muitas Universidades não priorizam esse componente em suas estruturas curriculares. Sendo assim, podemos verificar que ainda há um déficit na introdução dessas tecnologias na formação inicial dos professores. Para sanar essa lacuna, o Plano Nacional de Educação em quatro de suas metas permite a formação de 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação e formação continuada. Apesar de todo investimento realizado pelo governo com a visão de que auxiliaria o professor tornando suas aulas mais ricas e ampliaria a maneira como os assuntos seriam tratados, podemos verificar através de pesquisas realizadas pelo Inep que os resultados na disciplina de matemática, na região Nordeste, no estado do Rio Grande do Norte não estão correspondendo aos investimentos realizados. Na realidade, local onde está sendo realizada a pesquisa não está muito diferente, pois quase 50% dos alunos encontra-se com a nota abaixo da média do Colégio, na disciplina de matemática, no 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Diante do que foi pesquisado e  por aceitar como positivo a utilização da Cultura Maker para a construção do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem do aluno, este trabalho pretende indicar um caminho para a integração dessa Cultura nas aulas de matemática desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e tem como objetivo geral criar uma série didática baseada nas novas possibilidades de uso da Tecnologia na educação, por meio do desenvolvimento da Cultura Maker para aplicação na disciplina de matemática no 5º ano ensino fundamental anos iniciais. A metodologia de trabalho será baseada na pesquisa exploratória, a qual, na primeira etapa, será feito um estudo do objeto, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, a fim de que o pesquisador tenha mais familiaridade com o problema objeto da análise. Na segunda etapa, serão desenvolvidas sequências didáticas com o uso da tecnologias e Cultura Maker, juntamente com os professores, para que eles apliquem em suas aulas. Em seguida, na terceira, etapa será realizado por meio do método de observação e registros como foi essa aplicação com as sequências didáticas construídas colaborativamente. Com isso, espera-se que haja uma melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos já que, segundo Papert (2008), a supervalorização do abstrato ainda é um sério empecilho para que a educação avance.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Notícia cadastrada em: 25/07/2019 18:08