Banca de QUALIFICAÇÃO: ELVIS MEDEIROS DE MELO

DATA : 13/08/2019
LOCAL: B321

O USO DO SMARTPHONE EM SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Tratamento da Informação; Ensino de Estatística; Smartphones.

Os avanços tecnológicos ocorridos ao longo dos últimos anos vêm colocando o ser humano diante de uma infinidade de informações que são propagadas, em tempo real, pelos mais diversos meios de comunicação, como os smartphones. A forma como as informações são apresentadas pela mídia (jornais, revistas, noticiários entre outros) nem sempre favorece sua compreensão por parte do indivíduo, pela incapacidade de leitura dessas informações ou pela divulgação incorreta de representação estatística. Para que um cidadão consiga ser reflexivo e independente, necessita ter clareza dos acontecimentos à sua volta. Para tanto, é importante que consiga tratar as informações que lhe são apresentadas de forma crítica para tomar decisões e para exercício da plena cidadania. Partindo dessa realidade, surge o questionamento: Como os smartphones podem auxiliar o desenvolvimento de habilidades do Tratamento da Informação? Assim, o objeto deste estudo será o uso de smartphones para o desenvolvimento de habilidades do Tratamento da Informação. Sendo assim, esse estudo objetiva analisar as contribuições dos smartphones no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras do Tratamento da Informação. É apresentado o quadro de fundamentação teórica acerca da tecnologia digital móvel inserida na educação, bem como a integração do conhecimento Tecnológico, Pedagógico e do Conteúdo (TPACK) no ensino da Estatística com o uso dos smartphones. Na dimensão tecnológica, é analisada a importância no modelo BYOD (Bring your own device); na pedagógica o modelo PPDAC (Problema, Plano, Dados, Análise, Conclusão) na preparação de sequências de ensino contextualizadas; e na dimensão do conteúdo as habilidades para o Tratamento da Informação presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Prova Brasil. Observamos o uso tímido do smartphone no cenário das pesquisas levantadas por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura e que, apesar de haver um aumento das pesquisas no decorrer dos anos, nenhuma fez o uso de apps para smartphones para o Tratamento da Informação. Adotamos os procedimentos da pesquisa colaborativa de acordo com projeto D-ESTAT (Desenvolvimento profissional de professores que ensinam Estatística) ao qual esta pesquisa está vinculada. Os sujeitos são os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola no município do Natal/RN. A formação do D-ESTAT acontece pelo menos uma vez ao mês no horário de planejamento dos professores no âmbito escolar. Nos procedimentos metodológicos, será utilizado o modelo PPDAC com os docentes no ensino de habilidades referentes ao Tratamento da Informação, através da elaboração de uma sequência de ensino inovadora com o uso dos smartphones para o Tratamento da Informação, relacionando-os à conteúdos relevantes de acordo com os descritores de habilidades da Prova Brasil e da BNCC. A etapa da co-situação, de acordo com os procedimentos da pesquisa colaborativa, vem acontecendo desde maio de 2018 com a formação do D-ESTAT, quando o projeto se instaurou na escola, proporcionando o desenvolvimento profissional dos professores. A co-operação acontecerá concomitante aos encontros formativos. Os relatos de experiência, as produções em cada etapa do ciclo investigativo serão coletadas e relatadas por meio da análise de diário de campo, gravações de áudio e vídeo, fotografias, entre outros. Já a co-produção se dará no momento de planejamento e aplicação da sequência de ensino inovadora no âmbito da escola.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO