Banca de QUALIFICAÇÃO: CARMÉLIA REGINA SILVA XAVIER

DISCENTE : CARMÉLIA REGINA SILVA XAVIER
DATA : 12/08/2019
LOCAL: B321

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Formação continuada de professores. Matemática. Desenvolvimento profissional. Conceitos estatísticos. Tecnologia digital.

A formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser capaz de mediar reflexões sobre a prática pedagógica referente a esse componente curricular, a depender da forma como essa formação for planejada. Assim, a questão central desta pesquisa é: A formação continuada de professores que ensinam Matemática, nos anos iniciais, na perspectiva do desenvolvimento profissional pode contribuir para a melhoria da prática docente? Para tanto, definiu-se como objetivo geral, analisar as contribuições de um modelo de formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais no Ensino Fundamental na perspectiva do desenvolvimento profissional acerca do pensamento estatístico. O diferencial na proposta está no fato de que,  a formação acontecerá no local de trabalho dos professores colaboradores e será desenvolvida com e para os docentes, partindo da realidade em que vivem, numa escola municipal do Natal. Para atingir tal objetivo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: i) investigar os conhecimentos dos professores sobre o pensamento estatístico; ii) propor um modelo diferente de formação continuada dentro do ambiente escolar, e iii) elaborar planos de aula utilizando uma plataforma digital (OBAMA),  numa perspectiva colaborativa. Segundo Gil (2010), a pesquisa se classifica numa abordagem qualitativa, voltada para a interpretação e compreensão de uma determinada realidade, com a intenção de intervir e transformar a prática ocorrida no locus da pesquisa. Com ênfase na formação continuada e no desenvolvimento profissional de professores, que ensinam Matemática nos anos iniciais no Ensino Fundamental, a pesquisa acontece numa perspectiva colaborativa. Para Ibiapina (2004), além do desenvolvimento cognitivo, a pesquisa colaborativa ainda contempla as relações interpessoais entre os sujeitos da escola e entre eles e os pesquisadores fazendo os indivíduos avançarem nos seus níveis de desenvolvimento, a partir da mediação de outrem. O trabalho de mestrado terá como suporte teórico alguns autores que tratam sobre formação continuada de professores que ensinam Matemática na perspectiva do desenvolvimento profissional tais como Ponte (2014), Fiorentini e Crecci (2012), e Imbernón (2010). Quanto aos conceitos estatísticos a serem trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental os autores foram Cazorla (2010), Conti(2016) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017), dentre outros. Com essa dissertação, pretende-se ainda, demonstrar a importância de um formato de formação continuada diferente do atual na rede de educação municipal do Natal.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa ao Programa - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Externo à Instituição - EURIVALDA RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA - UESC
Notícia cadastrada em: 25/07/2019 18:07