Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELI SILVA DE SOUZA RABELO

DISCENTE : DANIELI SILVA DE SOUZA RABELO
DATA : 26/07/2019
LOCAL: Auditório B321 do IMD

Arquitetura para Acompanhamento de Aprendizagem ao Longo da Vida mediada por PBL na Escola de Programação do LAIS

Metodologia Ativa; Aprendizagem Baseada em Problema; Formação Humanitária;

A formação de recursos humanos vem se mostrando deficiente nos diferentes espaços educativos. Esse quadro fica evidente pelas crescentes estatísticas de aspectos adversos prevalentes, porém, evitáveis em todo mundo. No Brasil, o aumento dos casos de evasão no ensino superior, especialmente nos cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas, tais como Engenharia, Design e Tecnologia da Informação, lança aos profissionais de educação o desafio de pensar uma formação que seja parte, em meio a um conjunto de ações, de uma efetiva atuação no enfrentamento à evasão e na promoção de um processo formativo e humanitário em programação, contextualizado, multidisciplinar e engajador à aprendizagem. Nesse sentido, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tem desenvolvido progressivamente ações que ultrapassam as fronteiras do conhecimento em educação, enfatizando a educação em saúde, o ensino de programação, buscando uma metodologia ativa de ensino inovadora que possibilite formação humanitária, aliando conceitos, técnicas e também mobilizando sentimentos e emoções dos aprendizes. Tudo isso, com o objetivo de possibilitar a compreensão e reflexão em ações práticas e efetivas no trabalho. Assim, inspirado pela cultura participativa, este trabalho alia conceitos da área da pedagogia, neurociência, estilos de aprendizagem e aprendizagem baseada em problemas, como metodologia de acompanhamento de formação humana e em programação, de alunos das diversas Engenharias, Design e Biomedicina e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde.

Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interna - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Externa ao Programa - 1529226 - ANGELA MARIA CHUVAS NASCHOLD
Notícia cadastrada em: 22/07/2019 14:11