Banca de DEFESA: SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS

DISCENTE : SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS
DATA : 29/03/2019
LOCAL: Instituto Metrópole Digital – Sala B203

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ELEMENTOS PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO

Tecnologia assistiva. Aprendizagem. Inclusão. Sala de Recursos. Professor. Deficiência Intelectual. E-book.

A presente dissertação constitui-se de dois estudos interconectados. O primeiro estudo teve como objetivo mapear a realidade da implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) no estado do Rio Grande do Norte (RN), e investigar a formação e experiências dos professores que atuam nestas salas. Por sua vez, o segundo estudo objetivou oferecer subsídios teórico-metodológicos aos educadores que atuam nas SRMF, para o uso da tecnologia assistiva como instrumento dinamizador, composto por estratégias eficientes e potencializadoras do processo de aprendizagem dos discentes com Deficiência Intelectual, que frequentam estas salas. No referencial teórico descreve-se a caracterização das SRMF, bem como as tecnologias assistivas, como instrumento norteador da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva de educação inclusiva. Ainda discorre-se acerca das concepções atuais sobre a inteligência e a deficiência intelectual, causas, diagnósticos e intervenções que podem ocorrer no processo educacional destes sujeitos. Como suporte necessário a estas adequações, traz-se uma reflexão sobre a formação dos educadores que atuam nestas salas, bem como, as discussões inerentes ao paradigma inclusivo. Posteriormente, apresenta-se uma contextualização histórica das leis, decretos e recomendações que amparam e orientam o processo inclusivo nas escolas regulares, a nível nacional, bem como na realidade local do Rio Grande do Norte. Realizou-se um diagnóstico do RN, a partir das análises construídas com as respostas dos secretários estadual e municipais de educação, juntamente com os depoimentos apontados pelos professores que atuam nas SRMF. A partir deste diagnóstico, constatou-se que as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores são a falta de capacitação e de recursos materiais. A partir de tais achados, elaborou-se um e-book (livro digital), destinado à deficiência intelectual, como estratégia de capacitação docente, tendo este dois objetivos: a) problematizar acerca das potencialidades das tecnologias assistivas disponíveis nas SRMF; b) apontar estratégias de aprendizagem a partir do uso de tais tecnologias. O e-book foi validado por oito avaliadores, sendo  seis das áreas tecnológicas (design e computação) e doze professores das SRMF. A partir desta validação, as sugestões foram incorporadas ao produto final. Espera-se que este instrumento subsidie novas ações referentes às SRMF, possibilitando novas práticas pedagógicas e, assim, buscando garantir a aprendizagem significativa e o desenvolvimento pleno dos alunos com Deficiência Intelectual que frequentam este dispositivo.

Externa ao Programa - 056.877.234-20 - EDIANA ROSSELLY DE OLIVEIRA GOMES - UFRN
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES