Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILENE CÂNDIDO DA SILVA

DISCENTE : EDILENE CÂNDIDO DA SILVA
DATA : 12/03/2019
LOCAL: Sala B206

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ONLINE ACESSÍVEIS A DEFICIENTES VISUAIS

Acessibilidade. Materiais Didáticos Digitais. Deficiência Visual. Design Thinking.

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ampliam os caminhos da educação e suas possibilidades de atuação na construção de saberes. A sociedade evolui, mudam-se os costumes, práticas sociais são influenciadas pelo avanço das tecnologias, e na educação isso não poderia ser diferente, haja vista que os cenários educativos são construídos para atender às necessidades das pessoas, para que estas criem, inovem, compartilhem, produzam conhecimentos, desenvolvendo e utilizando competências e habilidades distintas por meio da educação. Em se tratando dessas necessidades, há que se considerar não apenas as dificuldades de acesso às tecnologias por questões de ordem econômica, social, cultural, mas também as ocasionadas por barreiras de ordem física e atitudinal, vivenciadas pelas Pessoas com Deficiência (PcD), tornando-as pessoas carentes de recursos de acessibilidade em muitas de suas atividades do cotidiano e práticas educativas. Considerando que não é admissível a discriminação de qualquer pessoa com base em sua condição de deficiência, faz-se necessário pensar em soluções inclusivas, também no contexto da Educação a Distância (EaD). A promoção da educação inclusiva, na EaD, é um desafio que pressupõe conhecer formas de viabilizá-la, haja vista que essa modalidade faz uso contínuo de materiais digitais e de todos os tipos de mídias digitais, em diferentes graus de interatividade. Buscando contribuir para a educação a distância inclusiva e com o intuito de subsidiar educadores, nas suas respectivas áreas de conhecimento, e demais pessoas interessadas em elaborar conteúdos educativos que contemplem as necessidades das PcD, particularmente os deficientes visuais, a presente pesquisa de mestrado busca delinear orientações pedagógicas e tecnológicas que podem ser utilizadas para a construção de conteúdos educacionais que sejam viabilizados de forma acessível, por meio da proposição de um Guia para Produção de Materiais Online Acessíveis. Para tanto, ao longo da pesquisa, buscamos conhecer quais deficiências foram declaradas pelos estudantes da UFRN à CAENE, onde constatamos ser a deficiência visual a maior incidência relatada entre os anos de 2016 e 2017. Faz parte dessa proposta de trabalho identificar em que cursos estão esses estudantes, trazê-los como sujeitos da pesquisa, no âmbito das necessidades que sentem em relação aos materiais didáticos que utilizam no cotidiano, suas fragilidades e necessidades de adequação, no que tange à adaptação desses para serem mais acessíveis. A partir da contribuição desses sujeitos, por meio da realização de entrevistas e questionários, baseando-se também a elaboração do guia no conceito de Design Thinking, buscar-se-á ter uma dimensão mais exata de quais adequações devem ser feitas para que um material possa ser considerado acessível, especificamente para os deficientes visuais.

Interna - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Interna - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa ao Programa - 1296000 - ADRIANE CENCI