Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRINA CELIA BRASIL

DISCENTE : PEDRINA CELIA BRASIL
DATA : 07/01/2019
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital

Um modelo preditivo para auxiliar a elaboração de atividades pedagógicas: uma abordagem baseada na análise dos dados socioeconômicos e educacionais dos alunos

Learning Analytics; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; IFRN; Plano de Atividade; Dados Socioeconômico; Dados Educacionais.

O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito educacional possibilitou o desenvolvimento de soluções personalizadas ao contexto do aluno. Em consonância a isso, a larga adoção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em contextos escolares significa que as instituições podem extrair  informações úteis ao processo educacional das grandes coleções de dados armazenados e mantidos através desses sistemas. Nesse contexto, surge a área de Learning Analytics (LA) que tem como objetivo entender e otimizar o aprendizado e o ambiente que este ocorre através da medida, coleta, análise e relato de dados sobre os alunos e seus contextos de aprendizagem.No Brasil, estudos que trabalham com a aplicação de LA ainda são escassos e a maioria deles utilizam essa tecnologia para verificar o perfil de evasão dos alunos em cursos à distância. Trabalhos que utilizam LA como ferramenta de apoio à elaboração de atividades pedagógicas sensíveis ao contexto do aluno ainda não foram divulgados.  Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo preditivo que auxilie o professor a elaborar atividades pedagógicas alinhadas ao contexto de aprendizagem dos estudantes. A partir da análise dos dados socioeconômicos e educacionais dos alunos,  espera-se fornecer ao professor um diagnóstico que o auxilie a identificar os fatores passíveis de impactar a realização de uma atividade e intervir antecipadamente sobre suas condições.  Este trabalho consiste num trabalho original explicativo de natureza mista. A abordagem Design Thinking foi utilizada como inspiração para definição desta metodologia, dividida em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção.A etapa de pré-produção envolve atividades de descoberta e interpretação do problema. Nessa foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de identificar como a análise de aprendizagem é aplicada em ambientes de ensino de instituições brasileiras. Foi elaborado também um survey de caráter quanti-qualitativo para identificar como os professores planejam suas atividades e quais as suas dificuldades e anseios em relação a criação e avaliação de planos de aula. A etapa de produção envolve atividades de ideação e implementação. Nessa foi elaborado o plano de governança de dados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) que promoveu a implantação de um data warehouse online para centralizar, pré-processar e facilitar a colaboração dos pesquisadores de LA da instituição. Foi desenvolvido também o modelo probabilístico inicial desta proposta que busca identificar os fatores que interferem a aprendizagem dos alunos e fornecer aos professores um diagnóstico prévio de turma em relação a sua taxa de sucesso em uma atividade. A etapa de pós-produção envolve atividades de experimentação e evolução deste trabalho. Espera-se nesta a realização de um estudo de caso que avalie o impacto desta proposta.

Presidente - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interno - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES