Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO CESAR DE SOUZA BEZERRA

DISCENTE : RENATO CESAR DE SOUZA BEZERRA
DATA : 21/12/2018
LOCAL: Auditório B206 do Instituto Metrópole Digital

A REVISTA DIGITAL NAS PRODUÇÕES ORAL E ESCRITA EM CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA FRANCESA

Palavras-chave: Revista digital; Produções oral e escrita; Convergência de mídias; TIC; Ensino-aprendizagem.

Este trabalho tem o objetivo de analisar o potencial da hipermídia no ensino-aprendizagem de língua francesa a partir da produção de revista digital. A proposta de inserção prática de ferramentas tecnológicas no contexto educacional assume um caráter inovador na abordagem de ensino da escrita e da oralidade em língua estrangeira, tendo em vista as possibilidades que essas ferramentas proporcionam. Nessa perspectiva, adotamos neste trabalho, a revista digital como um meio em que se pode explorar as produções escrita e oral, uma vez que possibilita ao usuário escrever texto, inserir áudio ou vídeo gravado, inserir imagens ou fotos realizadas a partir de um celular entre outras possibilidades. Dessa forma, inserir a revista digital como gênero textual significa mudar o contexto de ensino, possibilitando ao professor e aos alunos uma nova metodologia de ensinar e aprender. Pretende-se, com a produção da revista digital em convergência de mídias, identificar as vantagens do uso da hipermídia no ensino-aprendizagem, avaliar como a convergência de mídias impacta nas produções oral e escrita e analisar como as matrizes sonora, visual e verbal se coordenam nessa produção. A fundamentação teórica que servirá de base para esta prática será Lucia Santaella (2013) e sua abordagem sobre a convergência de mídias e sobre as matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal; Luiz Antônio Marcuschi (2010) e Mikhail Bakhtin (2006) no tocante aos gêneros textuais e digitais; e ainda alguns autores que discutem a inserção das Tecnologias de Comunicação e Informação – TIC – no ensino-aprendizagem como Almeida & Valente (2011), Baranauskas et al (1999), Morán (2015) entre outros. A metodologia terá caráter qualitativo por meio da pesquisa-ação por seu aspecto intervencionista. A plataforma utilizada será a Joomag (edição e publicação de revistas em ambiente virtual), a qual permite amplas possibilidades na produção de revistas digitais. Serão utilizados como instrumentos de coleta a entrevista e a própria análise da produção final dos alunos – a revista digital. Os sujeitos dessa pesquisa de intervenção serão alunos dos cursos de idiomas de uma instituição de Natal/RN.

Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo à Instituição - ILANE FERREIRA CAVALCANTE - IFRN
Notícia cadastrada em: 10/12/2018 23:52