Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANO WLYSSES BATISTA

DISCENTE : JOSIANO WLYSSES BATISTA
DATA : 06/12/2018
LOCAL: SALA B205, IMD.

A SISTEMATIZAÇÃO DA GEOGRAFIA LOCAL PARA M-LEARNING COMO FORMA DE PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Aprendizagem significativa. M-learning. Ensino de Geografia.

O presente estudo versa sobre a sistematização da geografia local para M-learning como forma de promoção da aprendizagem significativa no fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella da Cunha Santos - E.E.E.F.S.C.S. em Sapé-PB, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A proposta foi fundamentada em teóricos das áreas de tecnologia, educação, psicologia educacional e ensino de geografia, além de entrevistas com os discentes da escola e docentes atuantes nas séries finais do ensino fundamental. Esta sequência didática utiliza o google sites como estrutura para M-learning servindo de base de apoio às atividades de sala. Para promoção da aprendizagem significativa os conteúdos se referem ao ambiente vivido pelo aluno como referência aos conceitos chave da ciência geográfica: relevo, hidrografia, vegetação, economia, território, população, clima. Possibilitando uma complementação ao livro fornecido pelo PNLD, como ferramenta niveladora, inclusiva à heterogeneidade da sala. Como metodologia utilizamos a abordagem qualitativa por levar em consideração, vivências, experiências e cotidiano, para alcançar os resultados desejados, dividimos   a pesquisa em seis fases. O referencial teórico do presente estudo contempla autores que discutem a urgência em integrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC ao currículo formal, são eles: Kenski (2005); Silva (2009); Lima e Sauer (2010); Setton, (2010); Almeida e Valente (2011); Serafim e Sousa (2011); Morán (2015); Belloni (2012), entre outros pesquisadores que nos ofereceram o aporte necessário a concretização deste produto. Os benefícios do uso desta sequência didática será tema de futuras pesquisas, podendo ser realizado inúmeros procedimentos para auferir os impactos positivos tanto do uso dos Objetos de Aprendizagem - OA, quanto da aprendizagem significativa no ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental na rede pública.

Presidente - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Interno - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Notícia cadastrada em: 27/11/2018 15:04