Banca de QUALIFICAÇÃO: RAISSA ARAUJO DA SILVA

DATA : 14/11/2018
LOCAL: Auditório B - 321

PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN

Letramento digital; Educação a distância; Tecnologia da Informação e Comunicação.

A sociedade atual, está permeada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), de modo que os alunos convivem com diversos recursos e ferramentas, as quais exigem novas maneiras de ser e se comunicar. Diante desse cenário, não há como se eximir de tratar do assunto, nem se esquivar as mudanças paradigmáticas causadas pelas tecnologias educacionais. Pressupõe-se, assim, que existe uma estreita relação entre TDIC e educação a distância, haja vista, essa modalidade se desenvolver a partir e com as TDIC, além dos seus alunos estarem imersos em um ambiente virtual de aprendizagem, cujas ferramentas contribuem para formação de sujeitos letrados digitalmente. A situação exposta, nos instigou a investigar as práticas de letramento digital dos alunos no Curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), visando delinear as práticas de letramento digital efetivadas na disciplina Profissão Docente, bem como identificar e avaliar ferramentas que proporcionam interação entre os sujeitos no AVA e que fomentam práticas colaborativas. O estudo foi centrado no componente curricular Profissão Docente, ofertada pelo referido curso, pela possibilidade de acesso e imersão no seu ambiente virtual de aprendizagem – AVA, uma vez que atuávamos, à época, como tutoria a distância.  O referencial teórico, para a realização desse estudo está ancorado no tripé “Educação a Distância, Tecnologia da Informação e Comunicação e Letramento digital”, tendo Belloni (2015), Almeida e Valente (2011) e Buzato (2006), como autores norteadores das referidas áreas. A investigação teve um cunho qualitativo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso etnográfico. Os dados foram coletados através de questionários, atividades desenvolvidas no componente - fóruns, infográficos, relatórios de acompanhamento emitidos pelo moodle e documentos oficiais do curso. A exploração do campo revelou que os alunos possuem moderado uso e apropriação das TDIC. No entanto, durante o percurso da investigação, observou-se que as atividades realizadas promoveram o desenvolvimento de competências básicas para aquisição do letramento digital, como a busca na internet e a avaliação crítica do conteúdo disponível nesse ambiente. Constatou-se, assim, que se faz primordial a utilização de estratégias metodológicas ativas para formação de sujeitos letrados digitais, o que pode ser apontado como uma experiência necessária para quem vivencia a modalidade a distância.

Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interno - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES