Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIVALDO DA SILVA SANTOS

DISCENTE : ERIVALDO DA SILVA SANTOS
DATA : 05/11/2018
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital

Produção de Material Didático para Educação Mediada por Tecnologia Aplicada à Saúde: Uma Proposta Pedagógica.

Educação Mediada por Tecnologia; Educação Permanente em Saúde; Produção de Material Didático; Formação de Conteudistas.

A formação de profissionais, na área da saúde, gera significativas transformações nos processos de trabalho e consequente impacto na qualidade dos serviços prestados. Pesquisadores do laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), desenvolveram o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), com a finalidade de aliar formação de qualidade e em larga escala aos profissionais do SUS. Nesse contexto, surge um grande desafio que é a preparação de profissionais para elaboração de conteúdos para educação mediada por tecnologia. Neste estudo, investigou-se as dificuldades enfrentadas por conteudistas do AVASUS no processo de elaboração dos módulos para a educação em saúde, mediada por tecnologia, a fim de obter subsídios para proposições pedagógicas relacionadas à formação desses conteudistas. A metodologia de pesquisa utilizada teve uma abordagem quali-qualitativa a partir da aplicação de questionário de múltipla escolha, grupo focal e, finalmente, entrevistas individuais junto aos conteudistas com módulos finalizados, coordenadores de programa e servidores técnicos ligados ao processo de produção dos módulos. Assim, o levantamento realizado partiu de olhares diferentes, na perspectiva de identificação das necessidades, operacionais e pedagógicas, dos partícipes do processo, apurando resultados importantes, genuínos e inusitados. O estudo evidenciou que, 81% do público pesquisado nunca teve experiência na produção de material didático para EaD, em muitos casos, a maior dificuldade é escrever o material usando uma linguagem dialógica. Dessa maneira, propomos o desenvolvimento de uma solução pedagógica eficaz para o processo de formação de conteudistas, oferecendo-lhes maior aporte para produzir material didático com dialogicidade e qualidade.

Presidente - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Externo ao Programa - 1790060 - ALINE DE PINHO DIAS
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI