Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUZIENE DA SILVA AZEVEDO BANDEIRA

DISCENTE : MARIA LUZIENE DA SILVA AZEVEDO BANDEIRA
DATA : 06/09/2018
LOCAL: Sala B206 (IMD)

A LOUSA DIGITAL INTERATIVA E OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSOS POTENCIALIZADORES NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO MATEMÁTICO

Lousa digital interativa. Objeto de Aprendizagem. Letramento matemático. Conceito de número.

A pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar como a Lousa Digital Interativa (LDI) juntamente com Objetos de Aprendizagem (OAs) pode contribuir para potencializar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a construção do conceito de número, numa perspectiva de letramento matemático, em uma escola da rede pública de Natal. O processo metodológico da análise se dará através da observação ativa entre professora-alunos, neste caso, a professora também é a pesquisadora deste trabalho, durante aulas organizadas em sequências didáticas. Neste processo, os alunos estarão em contato com a LDI e OAs que contemplam habilidades e competências no campo do conceito de número. Nas atividades, a pesquisadora através do processo de ensino e aprendizagem com os alunos, numa perspectiva de pesquisa-ação, analisará a contribuição do recurso digital no progresso do conceito de número com alunos do 1º ano. Serão consideradas as relações de interação (aluno-aluno) e interatividade (recurso digital-alunos) bem como a colaboração entre os sujeitos envolvidos. Ainda assim, a pesquisadora estará conduzindo seu fazer pedagógico com a turma participante da pesquisa. O trabalho de mestrado terá como suporte teórico alguns autores que tratam sobre tecnologias digitais, LDI e OAs tais como Kalinke (2015), Gomes (2012), Kozak (2015), Lévy (2000), Willey (2008), Aguiar e Flôres (2014). Quanto aos conceitos voltados para o ensino da Matemática, terão os seguintes teóricos Lorenzato (2010), Galvão e Nacarato (2014), Kamii (2005), a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017), PNAIC (2014), dentre outros. Com essa dissertação, propõe-se ainda, levantar a importância de se utilizar recursos digitais existentes nas escolas públicas de Natal/RN, especialmente, as LDI, proporcionando metodologias inovadoras no processo de ensino e de aprendizagem.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interno - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Externo ao Programa - 1839460 - MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
Notícia cadastrada em: 23/08/2018 17:43