Banca de QUALIFICAÇÃO: SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS

DISCENTE : SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS
DATA : 10/08/2018
LOCAL: Auditório B321 do IMD

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL E A INCLUSÃO: AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Tecnologia assistiva. Aprendizagem. Inclusão. Sala de Recursos. Professor.

A proposta do presente projeto de mestrado constitui-se de dois estudos interconectados. O primeiro estudo teve como objetivo mapear a realidade da implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) no estado do Rio Grande do Norte, e investigar a formação e experiências dos professores que atuam nestas salas. Por sua vez, o segundo estudo tem por objetivo o desenvolvimento de proposta de capacitação docente objetivando ampliar a eficácia do uso de tais recursos. No presente momento, o primeiro estudo está praticamente concluído. Neste, discute-se o paradigma inclusivo,posteriormente apresenta-se uma contextualização histórica das Leis, decretos e recomendações que amparam e orientam o processo inclusivo nas escolas comuns, a nível nacional, bem como na realidade local do Rio Grande do Norte. Descreve-se ainda a caracterização das SRMF como instrumento norteador da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva de educação inclusiva. Para o atingimento dos objetivos propostos pelo estudo, foram desenvolvidos dois questionários específicos. O primeiro foi direcionado à Secretaria Estadual de Educação e às Diretorias Regionais de Ensino e Cultura, com o objetivo de identificar por município as seguintes informações: a) número de Salas de Recursos Multifuncionais; b) número de professores efetivos alocados nas salas. O segundo questionário desenvolvido teve como alvo os Secretários municipais de Educação. Neste instrumento, composto por questões abertas e fechadas, foram avaliados os seguintes domínios: a) A oferta do Atendimento Educacional Especializado - AEE na rede; b) Nível de ensino em que o AEE é ofertado; c) quantidade de professores alocados nas SRMF; d) formação inicial e continuada dos professores que atuam nestas salas; e) Tipo da sala de recursos; f) quantidade de alunos atendidos nas salas; g) horário de funcionamento das salas.  Constatou-se que mais da metade dos municípios do estado não possuem SRMF, e que as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores são a falta de capacitação e de recursos materiais. A partir de tais achados, será elaborada estratégia de capacitação docente com dois objetivos: a) problematizar acerca das potencialidades das tecnologias assistivas disponíveis nas SRMF; b) construir estratégias de aprendizagem a partir do uso de tais tecnologias. Espera-se que tais dados subsidiem novas ações que garantam a aprendizagem significativa e o desenvolvimento pleno às crianças que frequentam as SRMF.

Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Interno - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 061.605.314-25 - DANIELLE FERREIRA GARCIA MAFRA CAMPELO - UFRN
Notícia cadastrada em: 01/08/2018 08:07