Banca de DEFESA: ALMIR SOUZA E SILVA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALMIR SOUZA E SILVA NETO
DATA: 28/06/2013
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Setor IV, da UFRN
TÍTULO:

MÉTODO DINÂMICO APLICADO PARA ANTENAS CILÍNDRICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Método da Linha de Transmissão Transversa.  Antenas Cilíndricas, Software, Antenas planares.


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Nos dias atuais observa-se um grande avanço na área aeroespacial, no que tange os lançamentos de foguetes para pesquisa, experimentos, sistema de telemetria, sensoriamento remoto, sistema de radar (rastreamento e monitoração), sistemas de comunicações via satélites e inserção de satélites em órbita.

Em virtude disto, este trabalho estuda a aplicação de uma antena de microfita circular, tipo anel, na estrutura do foguete ou míssel para obter os dados de telemetria, operando na faixa de 2 a 4 GHz, na banda S. Uma das suas vantagens é a estrutura que facilita a transmissão e recepção de dados, resultando em um melhor aproveitamento do sinal.

Este trabalho tem como objetivo principal a aplicação do Método de Linha de Transmissão Transversa – LTT às estruturas cilíndricas para a obtenção da frequência de ressonância complexa.

As análises desenvolvidas neste trabalho utilizaram o Método da Linha de Transmissão Transversa que é um método de análise rigorosa no domínio espectral, para aplicação em foguetes e mísseis. Este analisa a propagação na direção “ρ”, transversa às interfaces dielétricas “z” e “φ”, para coordenadas cilíndricas, tendo assim as equações gerais dos campos eletromagnéticos em função de  e  [13].

Vale ressaltar que para a obtenção das componentes dos campos elétricos e magnéticos em relação aos componentes transversais no Domínio da Transformada de Fourier – DTF são aplicadas as condições de contorno de acordo com a estrutura [13].

Com a teoria desenvolvida foram utilizados recursos computacionais para obtenção dos cálculos numéricos, através do Fortran Power Station, Silab e o Wolfram Mathematica®. As simulações da estrutura apresentada foi feita através do programa HFSS™ (High Frequency Structural Simulator).

O protótipo foi construído utilizando, como substrato, o ULTRALAM® 3850, da Rogers Corporation, e uma placa de alumínio como plano terra.

A concordância entre os resultados desses e a simulada valida o processo estabelecido.

São apresentadas sugestões e conclusões para a continuidade deste trabalho.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347063 - HUMBERTO CESAR CHAVES FERNANDES
Interno - 1422265 - JOSE PATROCINIO DA SILVA
Interno - 1349234 - SANDRO GONCALVES DA SILVA
Externo à Instituição - ROBERTO RANNIERE CAVALCANTE DE FRANCA - IFPB
Notícia cadastrada em: 03/06/2013 11:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao