Banca de DEFESA: DANILO CURVELO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO CURVELO DE SOUZA
DATA: 01/02/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Automação em Petróleo
TÍTULO:

Sistema Especialista para Supressão Online de Alarmes em Processos Industriais


PALAVRAS-CHAVES:

sistema especialista, sistema baseado em regras, motor de inferência, regras, gerenciamento de alarmes, supressão de alarmes


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais
RESUMO:
A operação de processos industriais vem se tornando mais complexa ao longo dos anos, e um dos elementos que possibilita este aumento de complexidade é a integração de novas tecnologias e soluções inteligentes empregadas na indústria, como é o caso dos sistemas de apoio à decisão.
 
Neste sentido, este trabalho visa o desenvolvimento de um sistema de auxílio à operação baseado em uma ferramenta computacional chamada de sistema especialista. O objetivo principal é tornar a operação mais confiável e segura ao maximizar a quantidade de informações relevantes a cada situação através da utilização de um sistema especialista baseado em regras pré-moldadas para uma determinada área de conhecimento. Para a modelagem de tais regras foi proposto um ambiente de alto-nível, que permite a criação e manipulação de regras de forma facilitada através de programação visual. 
 
A despeito de sua ampla gama de possíveis aplicações, esta dissertação tem como foco o contexto de filtragem em tempo real de alarmes durante a operação, devidamente validada em um estudo de caso baseado em um cenário real ocorrido em uma planta industrial de uma refinaria de petróleo e gás.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Interno - 350241 - JORGE DANTAS DE MELO
Interno - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1555898 - DIEGO RODRIGO CABRAL SILVA
Externo à Instituição - MÁRIO CESAR MELLO MASSA DE CAMPOS - PETROBRAS
Notícia cadastrada em: 19/12/2012 16:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao