Banca de DEFESA: DANIEL GUERRA VALE DA FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL GUERRA VALE DA FONSECA
DATA: 31/08/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do LAUT
TÍTULO:

MODELAGEM E CONTROLE ADAPTATIVO DE UMA PLANTA DIDÁTICA DE NÍVEL COM INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Planta Didática, Modelagem de Sistemas Dinâmicos, Simulação Dinâmica, Controle Adaptativo, Auto-sintonizável direto com ação integral, Ganho Escalonado.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação
RESUMO:
Plantas didáticas são consideradas boas ferramentas para o ensino e aprendizado de controle de processos. Possibilitam o desenvolvimento de pesquisa em diversas áreas, como controle, instrumentação, automação, modelagem e identificação, proporcionando um contato direto com equipamentos semelhantes ou até mesmo usados no setor industrial. Em vista dessas capacidades, o objetivo deste trabalho consiste em modelar e controlar a planta didática T5552 (fabricante Amatrol), que constitui um sistema de controle de processo para vazão e nível com instrumentação industrial. Com o modelo foi possível construir um simulador capaz permitir estudos a respeito do funcionamento do sistema, sem os gastos com a operação do processo real. É o caso de experimentos com controladores, que podem ser testados diversas vezes antes de serem efetivamente utilizados no processo real. O controle mantém as variáveis dentro dos limites de operação desejados. Dentres os diversos tipos de controladores existentes, será dado foco aos de tipo adaptativo, principalmente ao auto-sintonizável direto (Direct Self-Tuning Regulator – DSTR) com ação integral e ao controlador com Escalonado de Ganho (Gain Schedule – GS). O controlador DSTR foi baseado no método de posicionamento de pólos e teve seus parâmetros estimados através da técnica dos mínimos quadrados recursivos. As características dos sistema adaptativo foram de grande valia para garantir um desempenho satisfatório do controlador,  quando aplicado à planta.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Interno - 1328152 - CARLOS EDUARDO TRABUCO DOREA
Interno - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Externo à Instituição - LUÍS FERNANDO ALVES PEREIRA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 02/08/2012 08:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao