Banca de DEFESA: ANTONIO JOSE FERREIRA VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO JOSE FERREIRA VIEIRA
DATA: 10/02/2012
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de Reuniões do INCT-CSF
TÍTULO:

Utilização de Substratos Heterogêneos e Planos de Terra Inclinados no Desenvolvimento de Antenas e Filtros de Microfita Sintonizáveis


PALAVRAS-CHAVES:

Filtros de micro-ondas, antenas de microfita, plano de terra inclinado, largura de banda, frequência de ressonância.


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar filtros e antenas de microfita sintonizáveis, que permitam alterações da frequência de ressonância e da largura de banda, para aplicações em sistemas de comunicação sem fio. Assim, em sistemas que apresentem níveis elevados de ruídos, alterações da frequência de operação e de largura de banda podem proporcionar maior confiabilidade ao tráfego das informações e melhoria na relação sinal ruído do sistema.

Para que estes dispositivos se tornassem sintonizáveis foi proposta uma técnica que consiste em introduzir uma inclinação ao plano de terra e variá-la conforme a necessidade de adaptação dos dispositivos. A teoria de circuitos e a teoria da linha de transmissão foram usadas no projeto desses filtros e antenas de microfita, em combinação com a técnica do plano de terra inclinado, foi inserida nas estruturas destes dispositivos, que foram simulados no software comercial Ansoft-HFSS para avaliação da predição teórica.

Após as simulações foram construídos vários protótipos, que foram medidos em um analisador de rede vetorial. Os resultados simulados e medidos foram então comparados e apresentaram uma boa concordância. Estes resultados mostraram um aumento de até 120% na largura de banda dos filtros e uma variação de até 31% na frequência de ressonância das antenas estudadas. Assim, através da análise das respostas dos dispositivos de microfita estudados pode-se observar que a aplicação da técnica do plano de terra inclinado proporciona um aumento considerável na largura de banda dos filtros e uma variação percentual significativa  na frequência de ressonância das antenas. Portanto, esta técnica mostrou-se adequada para o ajuste das respostas de dispositivos de microfita com aplicação em filtragem e radiação eletromagnética.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345784 - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO
Interno - 349732 - LAERCIO MARTINS DE MENDONCA
Interno - 1349234 - SANDRO GONCALVES DA SILVA
Externo à Instituição - MARCOS TAVARES DE MELO - UFPE
Externo à Instituição - SILVIO ERNESTO BARBIN - USP
Notícia cadastrada em: 20/01/2012 09:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao