Banca de DEFESA: GILMARA LINHARES DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILMARA LINHARES DE ARAUJO
DATA: 29/07/2011
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia
TÍTULO:

Estudo de Antenas Planares Multicamadas com Patches Fractais para Aplicações em Redes sem Fio


PALAVRAS-CHAVES:

Antena de Microfita, Antena Fractal, Plano de Terra Inclinado, Multicamada, Largura de Banda


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Com o crescente avanço das tecnologias sem fio faz-se necessário a criação de antenas cada vez mais compactas que operem em várias frequências simultaneamente e apresentem grandes larguras de banda. O comportamento multibanda desses dispositivos é importante para atender as necessidades dos modernos equipamentos de comunicação sem fio que unem em um único aparelho diversas tecnologias. Atualmente, com o surgimento de tecnologias como o Wimax (Worldwide Interoperability for Microwave Access), Bluetooth, Wi-Fi (Wireless Fidelity), entre outras, as pesquisas neste campo das telecomunicações tem alcançado grandes avanços, pois as antenas de microfita são amplamente utilizadas em diversos sistemas de comunicação sem fio devido às características que apresentam: facilidade de adaptação a superfícies planares, superfícies não-planares, baixo peso, tamanho reduzido e baixo custo. À medida que aumenta a complexidade dos sistemas de comunicações, novas estruturas são desenvolvidas a fim de atender aos requisitos de funcionamento e aperfeiçoamento do desempenho desses sistemas. Para isso, agregam-se a estas estruturas diversas técnicas de melhoramento e adaptação às novas tecnologias. Para isso uma das alternativas encontradas foi a união de conceitos fractais à teoria das antenas de microfita, que vem apresentando bons resultados em pesquisas desenvolvidas atualmente devido algumas propriedades apresentadas pelos fractais, como por exemplo, a auto-similaridade que possibilita às antenas fractais apresentarem características multibanda e maiores larguras de banda. Outra característica das antenas fractais é a possibilidade de arranjos de antenas.
O objetivo deste trabalho é a análise de antena patch fractal de Koch com multicamadas com plano de terra inclinado. A variação da inclinação do plano de terra faz com que a antena apresente maiores larguras de banda e bom casamento de impedâncias. Essa antena consiste de três camadas dielétricas sobrepostas. Na primeira camada encontra-se o patch retangular com inset-feed (nível zero) o qual irá alimentar, por indução eletromagnética, as demais camadas superiores - segunda e terceira camadas - que contêm os patches com contornos fractais de Koch (níveis 1 e 2).  A eficiência da inclinação do plano de terra foi investigada por meio de simulações realizadas com o software comercial Ansoft HFSS comparando-se os resultados obtidos nas simulações com os resultados obtidos experimentalmente. A validação dos resultados é obtida neste estudo através da comparação entre os resultados simulados e medidos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 345784 - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO
Externo à Instituição - JEFFERSON COSTA E SILVA - CEFET-PB
Externo à Instituição - JOSE DE RIBAMAR SILVA OLIVEIRA - IFRN
Externo ao Programa - 7346525 - MARIA ROSA MEDEIROS LINS DE ALBUQUERQUE
Presidente - 1349234 - SANDRO GONCALVES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 15/07/2011 19:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao