Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO RANNIERE CAVALCANTE DE FRANCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO RANNIERE CAVALCANTE DE FRANCA
DATA: 26/07/2011
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Setor de Aulas IV
TÍTULO:

Dispositivos Planares Utilizando Métodos Dinâmicos com PBG


PALAVRAS-CHAVES:

Antena de Microfita, Filtro, Diplexer, PBG, método de Linha de Transmissão Transversa - LTT, Filtro-Antena Integrada, Metamaterial, Linha de Lâmina, Ondas Milimétricas, Fotônica, Aplicações em Terahertz.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Esta tese apresenta várias pesquisas, incluindo as análises teóricas e numéricas, dos parâmetros de uma antena de microfita do tipo retangular, sobre substrato EBG/PBG (Eletromagnetic/Photonic Band Gap). É aplicada a teoria de onda completa do método da Linha de Transmissão Transversa - LTT, para a obtenção das equações gerais dos campos eletromagnéticos das estruturas. É obtida a frequência de ressonância complexa usando em conjunto o método dos momentos como o LTT. São desenvolvidos computacionais na linguagem Fortran Power Station, e efetuadas várias simulações de diferentes parâmetros de antenas, com o objetivo de diminuir as dimensões físicas e aumentar a largura de banda das mesmas, incluindo frequências de Terahertz (nanotecnologia).

É apresentada uma análise teórica e numérica usando o método LTT para linha de lâmina as acopladas com substrato EBG/PBG, com aplicações nas frequências de ondas milimétricas.

Também são incluídos nesta tese pesquisas e simulações usando software HFSS sobre filtros pseudo-interdigital, filtros de Harpin e diplexer que servem como base teórico-experimental, para o desenvolvimento de uma nova estrutura chamada “filtro-antena integrada”.

Os resultados são apresentados através de gráficos em 2D e 3D (3 dimensões). A análise teórico-computacional desse trabalho se mostra precisa e concisa. São apresentadas as conclusões e sugestões para trabalhos futuros.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIALDO CHIBERIO DA SILVA - IFRN
Presidente - 347063 - HUMBERTO CESAR CHAVES FERNANDES
Externo à Instituição - IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR - UFERSA
Interno - 1349234 - SANDRO GONCALVES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 12/07/2011 23:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao